13/09/07 10h41

Abba e Apex levam produtos típicos aos EUA

Folha de S. Paulo - 13/09/2007

A Abba (Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas) e a Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) acabam de fechar as estratégias do Programa Ethnic Brazil, que selecionará produtos tipicamente brasileiros para representar o país nos mercados internacionais. A idéia é exportar alimentos e bebidas que traduzam a cultura nacional. "Nosso projeto buscará a identidade de produtos tradicionais e tipicamente brasileiros", diz Raquel Salgado, presidente-executiva da Abba. O projeto, que atende pequenas e médias empresas, está focado principalmente no mercado norte-americano e começou há quatro anos. As novas ações deste ano começaram em outubro, com degustações em pontos-de-venda, missões técnicas e participação em feiras dos EUA -entre elas, a IFI. No total, há 25 empresas participantes. Entre elas estão indústrias de especiarias, sucos, geléias de frutas brasileiras e chás. A meta para 2008 é que esse número suba para 60 e também há planos de levar o projeto para outros continentes. A mais nova filiada do projeto é a Catupiry, centenária produtora do requeijão cremoso brasileiro.