04/02/13 11h08

A luxuosa Eurobike também quer ser POP

O Estado de S. Paulo

Uma das missões do novo CEO, que acaba de deixar a BMW, é ampliar os horizontes da maior concessionária de luxo do Brasil

Quando anunciou que deixaria o cargo de presidente da BMW Brasil há duas semanas, Henning Dornbusch disse que pretendia descansar por pelo menos dois meses. Queria fazer um curso de culinária na Itália e pescar. Mas acabou adiando os planos. Henning foi fisgado pela proposta de Henry Visconde, acionista majoritário da Eurobike, que desde o ano passado buscava um profissional para ocupar o recém-criado cargo de CEO da empresa - maior revendedora de carros de luxo do Brasil. Audi, BMW, Jaguar, Porsche, Chrysler e Volvo são algumas das marcas vendidas pela rede, formada hoje por 24 concessionárias.

Com faturamento de R$ 960 milhões em 2012, o grupo tem 560 funcionários e vende cerca de 5 mil carros por ano, o equivalente a 10% do mercado de carros premium, um dos que mais crescem no País. A empresa nasceu há 11 anos, quando Visconde, dono do laboratório farmacêutico Biosintética (vendido em 2005), adquiriu uma concessionária em Ribeirão Preto (SP).

Agora, ele quer expandir o raio de atuação da empresa e diversificar os negócios da Eurobike - tornando-a até mais popular. Essa é uma das missões de Henning Dornbusch como CEO. Hoje com 49 anos, o executivo trabalhou no mercado financeiro por 14 anos, antes de ir para o setor automotivo. Ficou outros 14 anos na BMW - metade desse tempo como presidente.

A estratégia é ampliar a atuação da Eurobike, focada em importados na faixa de preços de R$ 70 mil a mais de R$ 850 mil, para o segmento menos glamoroso, mas de maior volume de vendas, com modelos mais baratos, inclusive de fabricação nacional. Henning diz que sua tarefa é estruturar um programa de investimento para preparar a empresa para o crescimento. Esse movimento acompanha as próprias estimativas do mercado brasileiro de passar de um volume anual de vendas de 3,8 milhões de veículos para números próximos a 5 milhões em quatro a cinco anos.

"Vamos preparar a Eurobike para esse crescimento com gestão profissional, capital humano, sistema moderno de distribuição e com tecnologia da informação", afirmou o executivo. "Serão avaliadas todas as oportunidades de atuar com outras marcas importadas e nacionais, inclusive mais populares." A rede também quer ampliar o raio de atuação além de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Segundo Henning, um dos incentivos a essa expansão é o projeto Inovar-Auto, que estabelece metas para a indústria automobilística em termos de eficiência, produtos e desenvolvimento de tecnologias locais. O executivo diz que esse é um desafio também para a rede de revendas. "Do lado das montadoras está ocorrendo um crescimento muito rápido, mas do lado da distribuição ainda falta melhorar a gestão."

Aluguel de luxo. As mudanças já estão em curso na Eurobike. Em março, a empresa começa a atuar na área de locação personalizada de veículos de alto luxo para executivos. A proposta é oferecer diversos carros que podem ser locados por períodos de 12 a 24 meses. A faixa de preço deve ficar na casa dos R$ 280 mil por mês, mas o locador só assume as despesas com combustível. "Todo o resto, inclusive manutenção e oferta de carro reserva é de nossa responsabilidade", diz Visconde. Aos 48 anos, o empresário diz que continuará tocando os negócios do grupo junto com Henning. E embora tenha intenção de manter a Eurobike como empresa 100% nacional, não descarta futuras parcerias com grupos internacionais.