A hora é boa para exportar
Retração do mercado interno faz marcas focarem no exterior e vendas crescem 24,8% em 2015
Estado de S. PauloEnquanto as vendas de veículos novos despencam no País, as exportações estão em alta, impulsionadas pelo real barato. Com isso, mais fábricas estão mandando produtos para o exterior. Uma das novatas é a Hyundai, que anunciou, na segunda-feira, o início do envio de parte dos HB20 feitos em Piracicaba (SP) para o Paraguai – na primeira leva foram 600 unidades.
Em 2015, foram exportados 417 mil automóveis e comerciais leves brasileiros, alta de 24,8% ante 2014. E, neste ano, o avanço continua.
No primeiro bimestre, o País enviou ao exterior 56.953 carros e comerciais. São 28,7% a mais que as 44.238 unidades exportadas no acumulado de janeiro e fevereiro de 2015. Os dados são da Anfavea, a associação das montadoras do País.
Os três modelos mais exportados são: Volkswagen Gol, Ford EcoSport e Toyota Etios.
“No início do ano, estimamos crescimento de 8% no setor, um número conservador. Agora, esperamos algo bem melhor”, afirma o presidente da entidade, Luiz Moan.
Ele diz que a Anfavea mantém conversas regulares com o governo visando a acordos com novos clientes, como o Irã, e a melhoria das parcerias existentes com países como a Argentina, por exemplo.