07/03/23 12h27

70 mil carros eletrificados serão emplacados no Brasil em 2023

Anfavea faz projeção otimista, apesar de as vendas de elétricos e híbridos registrarem queda no primeiro bimestre

Automotive Business

O Brasil registrou a venda de 4.300 carros eletrificados em fevereiro. O resultado é 4,4%  menor ao de janeiro, que contabilizou 4.500 emplacamentos, e 23,7% maior ao de fevereiro do ano passado, quando 3.500 unidades foram comercializadas.

Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta segunda-feira, 6. A instituição que representa as montadoras projeta o emplacamento de 70 mil carros eletrificados até o fim de 2023.

A Anfavea não apresenta o número de vendas específicas dos carros 100% elétricos, ou seja, o balanço não difere os modelos elétricos dos híbridos.

Vendas maiores que todo ano de 2018 e próximas ao total de 2019

Os 8.800 carros elétricos e híbridos vendidos no primeiro bimestre de 2023 representam mais que o total registrado em todos os meses de 2018. Na época, a Anfavea contabilizou a venda de 4 mil veículos eletrificados no país.

Caso a média de vendas mensal se mantenha em março, o total de emplacamentos dos dois primeiros meses vai ultrapassar as 11,9 mil unidades comercializadas ao longo de 2019.

Aumento na demanda por novas propulsões no setor de caminhões e ônibus

No caso dos caminhões e ônibus elétricos e a gás, as vendas tiveram um salto de 157,1% em fevereiro, com 90 unidades comercializadas. No mês anterior, foram contabilizadas apenas 35. Em fevereiro de 2022, o resultado foi 55,2% maior, com a venda de 201 unidades.

Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, apontou que o setor de caminhões e ônibus terá um aumento da demanda de novas propulsões nos próximos meses.

“Toda a sociedade demanda das transportadoras soluções mais sustentáveis. Essas tecnologias devem despontar nos próximos meses, mas ainda é difícil fazer uma análise do ano inteiro”. afirmou o vice-presidente.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/70-mil-carros-eletrificados-brasil-previsao-anfavea-2023/