5ª edição da Batatec se consolida na região
Evento terminou neste domingo, e comissão organizadora já começa em agosto preparação para
O ImparcialA 5ª Batatec (Feira Tecnológica da Batata-Doce), terminou neste domingo (21). Realizada desde o dia 18 de julho (quinta-feira), no IBC Centro de Eventos, em Presidente Prudente, o evento trouxe uma enorme variedade de produtos, comidas à base de batata-doce, novidades tecnológicas para o produtor.
Segundo a representante da comissão organizadora e vice-presidente da Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente e Região), Lucy Mara Rocha de Souza, a feira deste ano superou em tudo a anterior. “Não conseguimos computar tudo em números ainda, pois estamos desmontando todo do evento, mas posso falar que superou em números de público nos quatro dias da feira, superou em diferenciais, em geração de negócios, em efetividade e em elogios”.
De acordo com Lucy, a feira teve muitos pontos altos, mas ela destaca o restaurante da Aprobarpp, montado na feira pela primeira vez, e que trouxe 13 pratos feitos à base de batata-doce. “O nosso restaurante foi um sucesso. Tivemos o apoio de empreendedoras de Estrela do Norte, que vieram pra cá 10 dias antes da feira, para o início do preparo dos pratos que atraíram muita gente, como a maionese, batata caramelizada, lasanha de batata-doce, escondidinho de batata-doce com ragu de linguiça, entre outros pratos”.
Além da culinária, a feira também trouxe ciclo de palestras sobre temas como “Aumento da rentabilidade com a tecnologia no campo e no packing da batata-doce”, “Cooperativismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”, “Biotecnologia e estratégias para além da produtividade na batata-doce”, entre outros.
O evento contou ainda com apresentações musicais locais, feira de artesanato com produtores da região, e expositores que mostraram seus maquinários como empilhadeiras, tratores, mecanização para o corte, mudas do IAC (Instituto Agronômico) lançadas em 2023, além de um produto que está em fase de experiência, que é o bioplástico feito com o amido da batata-doce. “É ainda um experimento, um prospecto que deve produzir utensílios como copo, prato, talher feito com o amido da batata-doce. Mas esse é um assunto para a Batatec de 2025”, adianta Lucy.
Batatec 2025
Ainda de acordo com Lucy, a comissão organizadora deve se reunir em agosto para já começar os trabalhos de preparação para a 6ª edição da Batatec. “Já no próximo mês vamos começar o planejamento para a próxima edição e em setembro vamos trabalhar com os novos associados”.
Durante a feira, 10 produtores se associaram à Aprobarpp. “Nosso foco nesse segundo semestre vai ser a próxima edição da feira, mas, principalmente, esses novos associados. Precisamos fortalecer esses novos associados com cursos, palestras sobre manejo com a parceria do Sebrae-SP [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], Unesp [Universidade Estadual Paulista], Unoeste [Universidade do Oeste Paulista] e governo do Estado de São Paulo”, aponta Lucy.
Fonte: https://www.imparcial.com.br/noticias/5-edicao-da-batatec-se-consolida-na-regiao,67037