16/09/15 14h21

4º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação

Planeta Universitário

A FAPESP e o Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP) realizarão o 4º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação nos dias 29 e 30 de setembro de 2015. O encontro reunirá pesquisadores da Alemanha e do Brasil para debater o tema “O futuro da tecnologia da informação e nosso futuro”.
Serão abordadas inovações baseadas em tecnologia da informação na produção industrial e agrícola e no cotidiano, efeitos sociais dessas inovações e questões ligadas à segurança dos sistemas on-line, à privacidade de dados pessoais e à propriedade intelectual.

Dirk Brengelmann, embaixador da Alemanha no Brasil e ex-encarregado do Ministério das Relações Externas para Política Cibernética, falará sobre “International Cooperation and Global Internet Principles aimed at greater Security for Countries, People and Companies”, na conferência de abertura.

Em seguida, Virgílio Almeida, secretário nacional para Política de Informática, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), falará sobre “Brazilian Civil Rights Framework for the Internet”.

“Indústria 4.0 – Fundamentos, cenários para aplicação e estratégias para implementação”, por Reiner Anderl (TU Darmstadt), “Tecnologia e Agricultura de Precisão”, por José Paulo Molin (USP/Esalq), “Digitalização e o futuro do trabalho”, por Arnold Picot (LMU München), e “Moore's Law and its impact on social development”, por Fernando Martins, presidente da Intel do Brasil, são algumas das palestras programadas.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI Brasil), a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Brasil), o Ministério das Relações Externas da Alemanha (AA) e o Consulado Geral da Alemanha em São Paulo apoiam o evento.

Mais informações e inscrições: www.fapesp.br/eventos/gb.