25/05/23 15h54

47% das empresas se consideram referência em ESG

82% dos entrevistados acreditam que os CEOs devem liderar a agenda

Money Report

Quase metade (47%) das empresas que participaram da pesquisa Panorama ESG Brasil considera-se referência em ESG. De acordo com a Câmara Americana de Comércio de Goiânia (Amcham), em parceria com a startup de inteligência de dados Humanizadas, 82% dos entrevistados acreditam que os CEOs devem liderar a agenda ESG dentro de suas empresas.

Os entrevistados apontaram vários motivadores para a adesão à agenda ESG, incluindo a melhoria da reputação da marca, o impacto socioambiental e a redução de riscos ambientais, sociais e de governança. Além disso, 48% dos entrevistados afirmaram que o maior desafio da agenda é capacitar e conscientizar as equipes e lideranças sobre a importância do ESG.

“A mensagem principal do estudo é que essa é uma agenda coletiva, que envolve diversos atores nas esferas pública e privada, mas que precisa ser liderada pelos CEOs e governos. O esforço conjunto e coordenado é fundamental para potencializar os resultados”, afirmou Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil. Dos mais de 570 participantes, 52% ocupam cargos de liderança, como presidentes, vice-presidentes, sócios, diretores e conselheiros, atuando nas áreas de administração, gestão de pessoas e sustentabilidade.

Segundo a metodologia utilizada, mais de 80% das empresas representadas são de médio e grande porte, atuantes nos setores de serviços e indústrias. Essas empresas empregam, juntas, mais de 486 mil pessoas, com um faturamento anual de cerca de R$ 760 bilhões.

Fonte: https://www.moneyreport.com.br/negocios/47-das-empresas-se-consideram-referencia-em-esg/