09/02/12 11h12

3M monta fábrica para atender setor de petróleo e gás

Valor Econômico

Apostando na força do mercado brasileiro de petróleo e gás e em seu potencial para ser uma plataforma de exportações, a multinacional americana 3M escolheu o país para construir sua nova fábrica do setor industrial. Em Ribeirão Preto (SP), a unidade inaugurada hoje produzirá microesferas de vidro ocas, um produto de alta tecnologia voltado para atender o pré-sal.

"A demanda pelo produto tem crescido e nossa capacidade global precisava ser expandida", afirmou ao Valor, o diretor de operações industriais, Afonso Chaguri.

Com investimentos de R$ 22 milhões, a capacidade de produção da fábrica é de 250 a 400 toneladas por mês. Primeiramente, a empresa acredita que mais da metade do volume de vendas será dedicado às exportações. Em poucos anos, no entanto, a 3M prevê que a crescente demanda doméstica absorverá toda a produção, o que vai gerar nova necessidade de expansão. "Calculamos que em três anos, teremos que dobrar a capacidade da fábrica", afirmou o executivo.

É a primeira unidade desse tipo na América Latina e a quinta da empresa a entrar em operação no mundo, após as operações nos Estados Unidos (2), França e Coreia do Sul. A confiança da multinacional na demanda pelo produto está ligada às necessidades da indústria brasileira de utilizar matérias-primas mais resistentes e eficazes. As microesferas de vidro são misturadas a outros componentes, como resinas, polipropileno e cimento, tornando os materiais mais resistentes e leves. As microesferas podem ser aplicadas ainda em tintas, no setor de mineração e automotivo.

A 3M projeta que, no início, as vendas do produto aumentem seu faturamento em cerca de 5% ao ano. No ano passado, os resultados das operações no país alcançaram R$ 2,7 bilhões, alta de 13% ante 2010. Os investimentos na nova unidade fazem parte de um plano maior da empresa, que envolve o reforço de sua participação no setor de energia e petróleo. Hoje, a área industrial da subsidiária tem apenas 5% de seu portfólio direcionado para esse segmento, mas a meta da matriz é que essa participação chegue a 15% até 2015.

No Brasil, a área industrial representa quase metade das vendas, ao contrário do que ocorre internacionalmente, onde a 3M é mais conhecida por seus produtos de consumo, como as fitas adesivas transparentes, o Durex, e os materiais para limpeza Scotch-Brite. Seu portfólio inclui ainda produtos voltados para o setor de saúde e para a área de telecomunicações. Das sete fábricas no país, cinco fornecem produtos para a indústria.

Hoje a subsidiária é a quinta maior da americana, que faturou globalmente US$ 30 bilhões em 2011. As estimativas apontam para um crescimento no faturamento de 16% neste ano no Brasil. Estão previstos investimentos de US$ 75 milhões no país - ante os US$ 61 milhões desembolsados no ano passado - sendo que grande parte será direcionada para a indústria.