16/10/07 11h54

3M lança linha de limpeza popular com vassoura e rodo

Valor Economico- 16/10/2007

A 3M - multinacional americana que fatura US$ 23 bilhões e produz itens tão diferentes quanto sofisticados, como protetor auricular e produtos para a indústria aeroespacial - vai estrear mundialmente em um mercado tão simples quanto o de vassouras e rodos. Terreno de ambulantes, fabricantes informais ou, no máximo, empresas brasileiras regionais. O lançamento faz parte de um projeto maior. A divisão de consumo da 3M, dona de marcas como Scotch-Brite, Post-it e Durex, está lançando uma linha de limpeza popular, batizada de Tinindo. Será a primeira subsidiária da companhia em todo o mundo a testar um portfólio de produtos para as classes C, D e E. A linha terá esponjas, panos multiuso, vassouras e rodos. Quando levou o projeto para a matriz, a subsidiária brasileira foi munida de dados e pesquisas. "Apresentamos como uma oportunidade de mercado importante, já que as classes C, D e E representam 77% do consumo brasileiro", diz Odair Faria, diretor da divisão de consumo da 3M. "Explicamos que seria importante ter uma linha para penetrar nesse mercado", diz. A tarefa de convencer os americanos não deu resultados imediatos. Mas depois de aceita, a idéia virou prioridade da divisão de consumo, que hoje representa cerca de 15% do negócio da 3M no Brasil ou R$ 240 milhões (US$ 131,4 milhões). O objetivo da companhia é que Tinindo - que deve ter novas extensões de linha - represente 10% do volume de negócios desse segmento nos próximos dois anos.