11/03/08 11h06

3G puxa aportes e traz disputa entre Vivo e Claro pelo iPhone

DCI - 11/03/2008

Este será um ano decisivo para o mercado de telefonia móvel, tanto que Vivo, Claro, TIM e Oi, devem investir, somadas, cerca de R$ 13 bilhões (US$ 7,4 bilhões) em 2008, cerca de 40% a mais do que o aplicado em 2007. O motivo: o início das operações com tecnologia de terceira geração (3G), que faz Vivo e Claro disputarem a venda exclusiva do iPhone no Brasil. A Telefónica Espanha está negociando com a Apple e quer colocar esses aparelhos à venda em dois meses. Com isso, a Vivo já teria os cobiçados iPhones para o Dia das Mães. Além disso, a Vivo anunciará hoje uma parceria com a Motorola e com a Microsoft, com a intenção de oferecer mobilidade e convergência de aplicativos para um amplo portfólio de produtos. "Comercializar o iPhone pode dar uma vantagem. Mas vai depender de como ele será oferecido, a qual preço e com quais serviços agregados. Potencial para agregar clientes ele tem, pois o acesso banda larga que vai permitir usarem os celulares como modem para acessar a Internet, e o iPhone é muito usual para esse serviço. A Vivo está na frente, pois a Telefónica tem força no mercado", aponta Eduardo Tude, presidente do Portal Teleco, site especializado em Telecomunicações. Fabio Freitas também analisa que a comercialização da Internet em banda larga será a principal oferta do 3G, pois chegará a lugares a que os cabos não chegam e trará maior facilidade aos usuários, o que se converterá em mais clientes para operadora. "No Brasil há locais onde a banda larga fixa não chega, mas o celular chega a todos os locais. Esse é um nicho em que queremos crescer. Com investimentos previstos em R$ 2 bilhões (US$ 1,14 bilhão) para este ano, segundo afirmou Carlos Slim, presidente da Telmex, dona da Claro, no final do ano passado, a Claro, que, segundo rumores do mercado esteve próxima de fechar com a Apple para ter o iPhone, é outra que já detém rede de 3G em operação em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Assim como a Vivo, a Claro apostará na comercialização da Internet banda larga móvel como uma das maiores possibilidades de ganho com o 3G. Quem também está atenta às possibilidades de ganho permitidas pelo 3G é a TIM. A Telecom Italia anunciou que irá investir 1,5 bilhão de euros (R$ 3,7 bilhões) na TIM Brasil. Grande parte deve ser utilizada para construir a rede de 3G. Mas a operadora já se antecipa ao 3G e anuncia parceria com a Google para ter serviços do Orkut e do YouTube em seus celulares. A Oi (ex-Telemar) também se prepara para este ano e para o 3G, anunciando investimentos de R$ 4 bilhões (US$ 2,3 bilhões) em 2008.