1ª Semana de Turismo do Vale do Ribeira reúne mais de 8 mil pessoas em Registro
Ação contou com Famtour, Press Trip, encontro de networking, fórum de turismo e a Feira Encantos do Ribeira no Ginásio Mário Covas
Sebrae SPO Vale do Ribeira foi palco da 1ª Semana de Turismo organizada pelo Sebrae-SP em todo o Estado. Entre os dias 11 e 17 de setembro, mais de oito mil pessoas participaram de diversas atividades como Famtour, Press Trip, encontro de networking, fórum de turismo e, claro, a Feira Encantos do Ribeira que, entre quinta e domingo, recebeu autoridades da região e de São Paulo para a cerimônia de abertura, professores e estudantes de escolas municipais, além de todo o público da região que aproveitou a rica gastronomia local, artesanato, produtos orgânicos, atrações culturais e diversos pacotes de turismo regional com descontos exclusivos para moradores do Vale.
A chef de cozinha e sócia do Budista GastroBar, Joice Ferreira, considera que o evento mostrou ao público atividades esportivas, pousadas, restaurantes e atrações turísticas que muita gente não conhecia na região. “Foi um grande passo na consolidação do turismo como fonte de trabalho e renda para os empresários valentes. Um marco no desenvolvimento do setor. Daqui a algum tempo veremos que existiu um antes e um depois da 1ª Semana de Turismo do Vale do Ribeira”, comenta. A empreendedora e sua sócia Sueli Dias Correa destacam a visibilidade que tiveram no evento. “Milhares de pessoas viram a nossa marca e experimentaram pela primeira vez os nossos pratos. Também fizemos muitos contatos que, certamente, vão gerar negócios futuros”, comemora.
Empreendedora da AR Kombucha, Angélica Araújo afirma que achou o evento sensacional e diferenciado. “Acredito que iniciativas como essas mudam a vida das pessoas, dos profissionais e do lugar. O evento foi muito importante para nós, na divulgação de nossos produtos, na troca de experiências com outros empreendedores e no faturamento, pois zeramos o nosso estoque no próprio sábado, primeiro dia de feira. Com certeza deixou uma marca em nossos corações e uma alegria imensurável com o feedback de cada pessoa que passou por nós”, comenta. “O Sebrae está de parabéns, pois tudo o que propõe é impecável”.
Da gastronomia ao turismo, Livia Kohiyama, sócia da Explore Turismo, comenta que a realização do evento foi uma grande iniciativa do Sebrae, pois possibilita um novo olhar para o turismo no Vale do Ribeira. “As ações de Famtur e Press Trip foram muito pertinentes. Sentimos que é uma promoção necessária para o nosso destino como um todo. As pessoas só virão para o Vale se elas souberem que existimos e que temos vários encantos para compartilhar. Percebemos que os dois grupos que recebemos saíram encantados verdadeiramente com o nosso trabalho”, comenta. “Entendemos que participar do evento é estar no mapa do Vale do Ribeira. Trabalhamos para encantar e impressionar cada visitante do nosso estande. Nossa intenção é ficar na mente deles e mostrar que existimos e estamos muito próximos. Conseguimos fazer muitos contatos e captar mais de cem leads! Agora é dar continuidade ao trabalho de divulgação e promoção do nosso destino. Queremos mais valentes curtindo os rios conosco”.
Jun Takahashi e Paula Teixeira, do Reviews pelo Vale do Ribeira, foram dois dos influenciadores que participaram das atividades, tanto do Press Trip quanto da feira como um todo. “Adoramos este evento! O Sebrae está de parabéns pela iniciativa. Foi uma honra produzir conteúdo e participar, tanto da parte de turismo quanto das partes de gastronomia, hospedagens e lazer, que fazem parte do nosso foco. Acreditamos muito no Vale do Ribeira, pois a região tem muito potencial natural e industrial, basta o mundo todo conhecer e as pessoas beberem um pouco da nossa água do Ribeira, que um dia voltarão”, brincam os influenciadores. Confira abaixo um dos vídeos publicados pelo perfil do Reviews pelo Vale do Ribeira no Instagram:
Para a gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Michelle Santos, a região tem um enorme potencial turístico com destinos ainda desconhecidos e uma culinária riquíssima ainda pouco explorada pelos turistas de dentro e fora do Vale. “A 1ª Semana de Turismo do Vale do Ribeira foi criada com o objetivo de colocar a região de vez no mapa do turismo brasileiro e também de dentro do próprio Vale. Muitas pessoas daqui optam por outros destinos sem conhecerem os encantos do Ribeira. Estimulando o turismo vamos potencializar o desenvolvimento econômico da região e, consequentemente, a geração de emprego e renda para a população”, destaca.
A 1ª Semana de Turismo do Vale do Ribeira foi realizada pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura Municipal de Registro e outras prefeituras da região, além de parceiros em geral que contribuíram em diversas ações durante o evento em localidades diferentes.