03/02/15 14h43

1ª empresa no parque da Unicamp foca no lixo

Saídas. Aprovada por meio de edital, companhia montará usina para fins de pesquisas e desenvolvimento de tecnologia que utiliza reator de pirólise para tratar resíduos sólidos

Metro- Campinas

A INNOVA Energias Renováveis é a primeira empresa com propostas aprovada por meio do edital de seleção para se instalar no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Com investimento da ordem de R$ 4 milhões em três anos a empresa mira a gestão de resíduos sólidos, um desafio principalmente para os municípios, que não têm o que fazer com o lixo gerado, como Campinas, que, com a vida útil encerrada do aterro Delta A, exporta seu lixo para o Estre de Paulínia.  

A tecnologia da empresa que chegará ao parque da Unicamp consiste em um reator de pirólise – processo em que a matéria orgânica é decomposta após ser submetida a condições de altas temperaturas (cerca de 450°C) em ambiente desprovido de oxigênio – que é composto por um tambor rotativo aquecido externamente, onde são inseridos os resíduos.

Sob condição de operação controlada, matéria se transforma em gás de síntese, com aproximadamente 50% do poder calorífero do gás natural. Cerca de 30% do gás síntese são utilizados para alimentar o processo e os 70% restantes podem substituir outros combustíveis na produção de calor ou energia elétrica.

No Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, a usina será em escala laboratorial para fins de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia. Sob a execução do professor Edson Tomaz, da Faculdadede Engenharia Química, o projeto pretende validar os resultados da tecnologia e promover uma ampliação da aplicação da mesma.