100 dias de gestão: InvestSP capacita 150 empresas para exportação e atua em missões que devem gerar quase R$ 70 milhões em negócios
Eventos contaram com a participação de 44 empresas paulistas de setores como varejo, turismo, economia criativa e alimentos e bebidas
InvestSPApenas nos primeiros 100 dias da nova gestão, os escritórios internacionais da InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), atuaram em cinco missões internacionais, que estimam gerar quase R$ 70 milhões em negócios nos próximos meses. Elas contaram com a participação de 44 empresas paulistas de setores como varejo, turismo, economia criativa e alimentos e bebidas. Foram realizadas mais de 60 agendas técnicas empresariais e institucionais e mais de 250 reuniões de negócios, além da participação em quatro feiras internacionais, com estande da InvestSP em duas delas.
Neste mesmo período, os escritórios atenderam a 77 empresas associadas. O trabalho realizado teve como foco: apoio logístico e administrativo na chegada das companhias aos mercados locais, exportação ou importação de produtos e serviços, agendas de negócios, desenvolvimento de planejamentos estratégicos, elaboração de materiais de inteligência etc. Dessas empresas, 11 fazem parte do Be Global, programa de internacionalização do Governo de SP.
Por meio de outro programa, o Exporta SP, a InvestSP ainda selecionou e iniciou a capacitação de 150 micro, pequenas e médias empresas, de diversos setores e regiões do estado, interessadas em fornecer produtos e serviços para o exterior. A expectativa é que pelo menos uma, de cada cinco, consiga realizar as primeiras exportações já durante a capacitação, que dura quatro meses. Os participantes ainda contam com suporte de especialistas por até dois anos.