15/06/18 14h10

Volkswagen inaugura laboratório de realidade virtual na planta Anchieta

Facilidade serve para treinar funcionários a produzir carros que ainda serão lançados

Automotive Business

A Volkswagen deu mais um passo na adoção dos processos digitalizados da indústria 4.0 na antiga fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Foi inaugurado na unidade um laboratório de realidade virtual onde é possível simular a produção de um veículo que nem foi lançado ainda, em uma linha de montagem que também não existe fisicamente. Com essa facilidade, será possível treinar funcionários antes da operação real, o que possibilita antecipar ajustes e correções, com sensível economia de tempo e recursos.

Segundo a Volkswagen, no laboratório os profissionais vestem óculos de realidade virtual e assim podem ingressar em postos de trabalho e andar pelo ambiente virtual da produção, segurar uma peça imaginária e até sentir o impacto no chão se a deixar cair. Também é possível visualizar em tamanho real protótipos de veículos que serão lançados no futuro.

“Com o laboratório de realidade virtual, a Volkswagen do Brasil atinge o estágio mais avançado em simulação de novos postos de trabalho e protótipos de veículos. A tecnologia permite planejar e validar em um ambiente virtual futuras instalações, processos produtivos e novos produtos com nível de assertividade nunca antes imaginado. Tudo isso antes da implementação física. Dessa forma é possível tomar decisões mais rápidas, otimizar custos e aprimorar cada vez mais a qualidade dos processos e produtos”, afirma Celso Placeres, diretor de engenharia de manufatura da empresa.

No laboratório os funcionários também podem interagir no mesmo ambiente virtual com profissionais que estão em países ou fábricas diferentes, conversando por meio de microfones que fazem parte do equipamento.

O novo laboratório integra o projeto Fábrica Digital que a engenharia de manufatura da Volkswagen do Brasil vem desenvolvendo desde 2008. Com o uso de mais de 50 softwares, são simulados virtualmente os processos produtivos, ergonomia de postos de trabalho, novas construções prediais, infraestruturas e até escritórios da empresa antes de serem instalados fisicamente. Essas simulações eram feitas em computador e a partir de agora também podem ser inseridas na sala de realidade virtual.

A Volkswagen calcula que as simulações e antecipação de problemas trazidas pela Fábrica Digital já garantiram economias superiores R$ 100 milhões, ao evitar correções que teriam sido necessárias em apenas seis grandes projetos implementados nos últimos cinco anos.