26/06/17 12h38

SEBRAE-SP seleciona startups para programa de pré-aceleração em 5 cidades

Pequenas Empresas Grandes Negócios

O Sebrae-SP acaba de lançar cinco novas edições do Startup SP, programa de desenvolvimento de negócios que oferecerá capacitação, acompanhamento de negócios e mentorias para startups digitais em estágio de validação. Serão selecionadas dez startups de cada cidade: São Paulo, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

O programa tem quatro meses de duração, com início na primeira quinzena de agosto. As inscrições para participar da seleção estão abertas até o dia 12 de julho e podem ser feitas neste site: https://www.f6s.com/startupsp.

Durante o primeiro semestre, o programa foi realizado em São Paulo, São José do Rio Preto, Campinas e Sorocaba com 40 empresas. A nova fase de seleção busca startups inovadoras, com alto potencial de crescimento, que utilizem softwares ou serviços de tecnologia da informação como ponto central do modelo de negócio e ainda não tenham validado todas as hipóteses do modelo de negócio. A edição de Piracicaba é exclusiva para startups que estejam inseridas na cadeia do agronegócio.

O objetivo do programa é justamente ajudar o empreendedor a superar um dos principais desafios no processo de desenvolvimento da startup: validar sua proposta de valor e seu modelo de negócio, construindo algo que tenha aceitação no mercado.

Uma situação comum no cenário de startups é que os empreendedores ficam muito focados no desenvolvimento do produto e dão pouca atenção para o que os potenciais clientes ou o mercado tem a dizer.

“É muito comum ouvirmos dos empreendedores que o desafio é nas vendas, no marketing. Mas na maioria das vezes, ao investigar mais a fundo, fica claro que na verdade o problema é o fit do produto com o mercado. Os empreendedores passam muito tempo desenvolvendo algo que as pessoas não querem, que não tem aceitação de mercado”, afirma o consultor do Sebrae-SP Guilherme Ralisch.

Segundo o consultor, as startups do interior ainda têm uma dificuldade a mais: os principais programas de mentoria estão concentrados nos grandes centros e o Startup SP é uma excelente oportunidade para aqueles empreendedores digitais que estão buscando suporte no desenvolvimento de seus negócios.

Seleção

As startups inscritas passarão por uma seleção inicial e as melhores participarão de uma rodada de pitches. Elas terão quatro minutos de apresentação e mais cinco minutos para responder as perguntas da banca avaliadora. Os critérios de seleção incluem uma avaliação do empreendedor e da equipe, do potencial de mercado e da solução proposta.

Em cada uma das cinco edições serão selecionadas dez startups, que terão acesso a workshops, acompanhamento de negócios e mentorias com parceiros de mercado. Além disso, as startups das cinco edições do programa se reunirão em São Paulo no fim de outubro para uma imersão em marketing digital e vendas. As startups que demonstrarem maturidade ainda poderão ser conectadas a aceleradoras, investidores e outros players da rede de parceiros do Sebrae-SP. Na edição de São Paulo, as startups selecionadas terão acesso a um espaço de coworking na Escola de Negócios Sebrae-SP - Alencar Burti.