07/05/24 14h36

Tribunal de Justiça de SP suspende liminar que anulou sessão da Câmara sobre a Sabesp

Na decisão, presidente da Corte ressaltou que tramitação de projetos de lei não pode ser controlada por meio do Judiciário

Governo de SP

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, suspendeu nesta terça-feira (7) a liminar que anulava os efeitos da votação do projeto de lei nº 163/2024 na Câmara Municipal de São Paulo, na última quinta-feira (2).

Na ocasião, os vereadores aprovaram por 37 votos favoráveis a lei que autorizava a Capital paulista a firmar o novo contrato de concessão com a Sabesp, que entrará em vigor após o processo de desestatização.

De acordo com o presidente do TJSP, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) não admite controle via judiciário da tramitação de projetos de lei. Por esta razão, decidiu pela suspensão da liminar até a que a tramitação do processo seja concluída.

Com essa decisão, permanecem válidas tanto a sessão que aprovou o projeto de lei nº 163/2024 quanto sua sanção pelo prefeito Ricardo Nunes. Ou seja, a cidade de São Paulo permanecerá sendo atendida pela Sabesp após a desestatização, como aprovado pela maioria dos vereadores.

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/tribunal-de-justica-de-sp-suspende-liminar-que-anulou-sessao-da-camara-sobre-a-sabesp/