06/05/16 12h01

Investe SP prepara empresas para missão na Colômbia e Peru

Presidente Juan Quirós diz que exportações vão gerar empregos e renda no Estado de SP

Investe SP
Download Francisco Rosa/ISP

O workshop trouxe informações sobre internacionalização de produtos, como apresentar-se para potenciais compradores e o mercado na América Latina

Mais de 70 empresas participaram de evento preparatório para a missão empresarial Colômbia/Peru, organizada pela Investe São Paulo para o período de 13 a 17 de junho, quando os produtos paulistas serão inseridos em novos mercados.


A iniciativa, que faz parte do programa SP Export, realizado por meio de convênio com a Apex-Brasil, foi explicada aos empresários paulistas na manhã desta sexta-feira, 6 de maio na sede da agência pelo presidente da agência Juan Quirós, que deu as boas-vindas aos participantes da missão.

A palestra fez parte do workshop sobre como preparar-se para missões comerciais internacionais não só para quem vai participar da missão, mas todos os interessados no assunto. Na programação estavam incluídas apresentações sobre internacionalização,oportunidades na América do Sul e as boas práticas no contato com potenciais compradores.

“O governador Geraldo Alckmin deixou claro para nós que as exportações representam o caminho para ajudar o País neste momento. Nosso trabalho tem várias frentes e uma delas está nas missões para vender produtos paulistas nos novos mercados. Estivemos recentemente em Dubai e agora vamos fazer um forte trabalho no mercado promissor da América Latina. Certamente vocês vão abrir seus horizontes comerciais e nosso objetivo é que suas empresas cresçam e gerem mais empregos e renda para o Estado de São Paulo”, disse Juan Quirós.

A retomada do crescimento do País está diretamente relacionada com o aumento das exportações, lembrou Juan Quirós aos empresários que se inscreveram para a missão Colômbia/Peru.

Todos receberam orientações técnicas de especialistas da Investe São Paulo com experiência na Apex Brasil e que hoje integram o Programa SP Export. Também foram informados sobre todas as iniciativas da agência para o fomento das exportações. “O vice-governador Márcio França lembra sempre que os empresários brasileiros que ainda não exportam vendem apenas para 3% do mercado mundial e que podem vender para os outros 97% se participarem do esforço exportador”, concluiu Quirós.

Já está em andamento processo de seleção das empresas que irão participar da missão.

Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

A iniciativa tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como parte do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), por meio de convênio.

Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros, seminários de capacitação e atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.