10/04/24 14h34

USP assina convênio com o município paulista de São José dos Campos

Iniciativa representa a crescente aproximação da Universidade com os municípios paulistas para o desenvolvimento urbano e sustentável

Jornal da USP

Na segunda-feira, dia 8 de abril, foi assinado um convênio entre a USP, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos (APTSJC), com o objetivo de que a Universidade auxilie na promoção do desenvolvimento econômico, social e sustentável do município paulista.

“Essa parceria vai de acordo com as resoluções gerais da Universidade de colaborar com a sociedade, de se aproximar do setor público, trabalhar com inovação”, explicou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. Ele ainda destacou essa como uma das muitas ações de inovação que estão acontecendo na USP. “Na Universidade, sempre há aquela pesquisa desinteressada, aquela pesquisa que surge pela curiosidade do pesquisador, mas também há a pesquisa mais aplicada, a pesquisa desenvolvida junto com a indústria e com os governos, que nós temos procurado fazer”, completou o dirigente.

O papel da USP será realizar um diagnóstico do município, bem como promover pesquisas para inspirar políticas públicas sustentáveis, de revitalização urbana, lazer e cultura. Outra atribuição da parceria será estudar as possibilidades de uso e ocupação do solo às margens da Represa do Jaguari, que abriga comunidades ribeirinhas. O convênio ainda prevê a criação de grupos de trabalho junto às Secretarias Municipais e a realização de oficinas, eventos e workshops temáticos. 

Na cerimônia de assinatura também estavam presentes o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth; o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; e o diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Guilherme Ary Plonski. 

“São José dos Campos, quando iniciou o seu processo de certificação de cidade inteligente e sustentável, deu um grande passo. Eu vejo esse convênio com a USP como um segundo grande passo de consolidação de todos esses indicadores. Com a USP compartilhando sua inteligência e a capacidade de seus professores e alunos”, afirmou o vice-governador Felício Ramuth, referindo-se à certificação de primeira Cidade Inteligente do Brasil, que São José dos Campos recebeu em 2022. 

O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, ressaltou a importância coletiva da iniciativa. “Com esse convênio, a cidade vai ganhar, as pessoas vão ganhar. Não só a questão acadêmica da USP, mas os seus alunos que vão participar, vão estar lá na cidade vivendo a realidade, e vão transformar tudo isso em políticas públicas”, disse o prefeito. Parte do dinheiro investido no projeto será destinada ao pagamento de bolsas a estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos da USP, que realizarão as pesquisas.

“Os municípios do Estado de São Paulo não usufruem plenamente das universidades e de seus institutos de pesquisa. Eu fico muito feliz de que a Universidade de São Paulo e as demais universidades estaduais estejam estreitando esse relacionamento com a sociedade”, afirmou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan. 

 

Fonte: https://jornal.usp.br/institucional/usp-assina-convenio-com-o-municipio-paulista-de-sao-jose-dos-campos/