06/10/16 16h31

Unicamp mira recursos para manter crescimento

Correio Popular

O desafio de manter o ritmo de crescimento e a relevância social de suas pesquisas deram o tom dos discursos durante a cerimônia especial dos 50 anos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizada nesta quarta-feira (5). Uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consu) foi promovida à noite no Centro de Convenções. As comemorações pelo cinquentenário começaram há um ano, em outubro de 2015.

Segundo o professor Álvaro Penteado Crósta, coordenador-geral da universidade, o desafio mais iminente é equalizar o “subfinanciamento” com o crescimento da instituição. “As atividades são sempre crescentes. Qualquer número nosso cresce. E para sustentar nossas práticas precisamos de um financiamento à altura. Mesmo porque um País que deseja ter um crescimento autônomo, soberano, precisa ter as suas universidades funcionando muito bem”, declara.

Os recursos da Unicamp, assim como da USP e da Unesp, provêm do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços do governo estadual, que faz repasses do ICMS. As três instituições recebem uma parcela fixa de 9,57% do imposto, dividida de forma proporcional. E, com a queda da arrecadação devido à crise econômica, as unidades de ensino passaram a receber menos recursos.

Além do aspecto econômico, Crósta ressalta o desafio social e a importância de transposição desse entrave. “Nós sabemos que a educação é a única forma de superar as desigualdades sociais.” Para o professor José Tadeu Jorge, reitor na Unicamp, “o segredo do sucesso está baseado no fato de a instituição fazer pesquisa de maneira intensa, relacionando os conhecimentos com a sociedade, transferindo-os à população.” Um dos exemplos desse feito é que 434 empresas criadas a partir da universidade faturam mais de R$ 3 bilhões por ano, gerando aproximadamente 22 mil empregos de maneira direta.

Apresentações

Na celebração, houve apresentações musicais de grupos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, do Coro Contemporâneo e do Coral Zíper na Boca. Além disso, uma exposição virtual, no hall de entrada do Centro de Convenções, convidava os participantes a conhecerem a história e a produção da Unicamp por meio de totens eletrônicos. A mostra foi coordenada pelo professor Fernando Coelho, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).