06/02/14 16h57

Unesp é premiada em evento mundial da IAESTE

Universidade recebeu principal prêmio da entidade por ser a maior parceira internacional

Unesp

Em reunião anual realizada nos dias 16 de janeiro, em Quito, no Equador, a IAESTE (Associação Internacional para o Intercâmbio de Estudantes de Áreas Técnicas) entregou à Unesp o prêmio Employer's Award 2013, oferecido à pessoas e instituições que colaboram de forma significativa com os programas da associação.

A IESTE é uma organização global sem fins lucrativos que promove estágios técnicos em mais de 80 países. Há cinco anos, a Unesp coopera com a entidade oferecendo vagas de estágio para alunos estrangeiros e enviando seus estudantes para o exterior. Anualmente, a universidade oferece 200 vagas de estágio remunerado para alunos provenientes de todos os cinco continentes. Estes alunos atuam principalmente dentro dos laboratórios e em atividades diretamente relacionadas à universidade.

Segundo Paula Prado, gerente executiva da Abipe (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil) e representante da IAESTE no Brasil, a universidade não é apenas a principal parceira brasileira do programa, mas a maior parceira mundial. "Nenhuma outra instituição do mundo oferece tantas bolsas de estágio", afirmou.

No comunicado oficial do prêmio, a IAESTE afirmou que "a Unesp se destaca como uma das três maiores e mais importantes universidades brasileiras e é um exemplo de extremo sucesso entre as instituições multicâmpus do mundo".

Paula recebeu a premiação em nome da Unesp das mãos do presidente da IAESTE, professor Bernard Bayens. A cerimônia foi realizada durante a 67ª reunião anual da entidade, realizada em Quito, no Equador, e com a presença de 600 representantes de 90 países.

Internacionalização da Unesp
A Unesp assumiu a internacionalização da universidade como uma das prioridades de sua gestão, mantendo atualmente relações com 45 países, num total de 395 acordos vigentes. Este esforço visa diversificar o ambiente acadêmico e colocar alunos e professores em contato com outras culturas e diferentes visões de mundo, contribuindo assim para o intercâmbio da ciência e do conhecimento e garantindo a inserção da Unesp no rol das grandes instituições de ensino superior internacionais.