05/05/14 16h13

Unesp é contemplada pela Global Innovation Initiative

Parceria é com Purdue University (EUA) e De Montfort University (Reino Unido)

Unesp

Foi anunciada oficialmente dia 1º/05 que a Unesp, em projeto em parceria com a Purdue University (EUA) e a  De Montfort University (Reino Unido) foi selecionada para receber verba da Global Innovation Initiative. O projeto como um todo é um esforço dos governos dos EUA e do Reino Unido para apoiar novas parcerias universitárias e incentivar colaborações de pesquisa multilaterais de instituições de ensino superior desses países com Brasil, China, Índia e Indonésia. Uma verba de aproximadamente 250 mil dólares será destinada para parceria de dois anos entre as três instituições.

O título do projeto aprovado é ‘Increasing Energy Efficiency Using Rapid Smart Grids’. Ele tem os seguintes objetivos: reduzir a demanda de energia elétrica e de consumo de comunidades rurais por ações nas áreas de pesquisa e educação; aumentar a qualidade no uso de energia elétrica em comunidades rurais pelo uso de análise adequada da geração e distribuição; introdução de metodologias para mudar o comportamento do consumidor de energia elétrica; investigar todos cenários possíveis de comunidades rurais para que possam ser independentes em termos de energia elétrica; e estabelecer contínuas atividades de pesquisa em que as universidades, os estudantes e profissionais da indústria participem de aperfeiçoamento contínuo por meio de programas de intercâmbio, pesquisa aplicada e simpósios.

Os líderes do projeto são N. Athula Kulatunga, diretor do Grid Efficiency Lab na Purdue University; Subhes Bhattacharyya, da De Montfort University; e Dionizio Paschoareli, da Faculdade de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira.

“A participação da Unesp neste projeto é de grande importância pelas possibilidades de intercâmbio que proporciona e pelo prestígio que  traz para as universidades que dele participam”, diz Marilza Vieira Cunha Rudge, que liderou delegação da Unesp que esteve presente ao anúncio oficial, nos EUA.

Sobre Global Innnovation Initiative
Os objetivos da Global Innovation Initiative são ampliar colaborações internacionais, ampliar capacidades de pesquisa, fortalecer cooperações e promover benefícios de parcerias multilaterais.

O projeto em que a Unesp participa busca gerar pesquisa colaborativa com foco em impacto imediato para a sociedade com pesquisa e educação na area de produção, distribuição e consumo de energia elétrica com atuação de professores e alunos mesmo após os dois aonos de apoio financeiro da Global Inovation Iniciative.

A iniciativa teve trabalhos avaliados tanto nos EUA como no Reino Unido, sempre com uma instituição líder de um dos países e obrigatoriamente com parcerias com o outro e com um integrante de Brasil, China, Índia ou Indonésia.

O projeto foi lançado em outubro de 2013 numa iniciativa conjunta entre do presidente Barack Obama e do primeiro-ministro David Cameron, a partir de declarações conjuntas de ações de incentivo a colaborações na área de apoio à educação superior desde 2001.