03/04/24 15h28

SXSW: sucesso de público, Casa SP recebe mais de 10 mil visitantes

Iniciativa inédita do Governo do Estado contou com 56 eventos, como palestras e rodadas de negócios, focados em apresentar o potencial criativo de São Paulo e atrair investimentos

InvestSP

Mais de 10,5 mil pessoas estiveram, entre os dias 9 e 12 de março, na Casa SP, espaço inédito do Governo do Estado no South by Southwest (SXSW), maior evento de tecnologia e inovação do mundo, realizado em Austin, nos Estados Unidos. O público representa mais que o dobro do projetado pela organização da Casa SP, espaço que integrou as ações do CreativeSPprograma da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, focado na geração de negócios e na atração de investimento estrangeiro para o Estado. 

O espaço recebeu empreendedores, investidores, autoridades e pessoas do mundo todo interessadas em conhecer as características da indústria criativa paulista e oportunidades de negócios em São Paulo. Com arte da fachada assinada pelo artista Eduardo Kobra, o espaço ocupou uma área de 1 mil m² em frente ao hangar principal do SXSW. 

“Promovemos muitas conexões na Casa São Paulo e esse sucesso de público é resultado de todo o potencial de inovação e criatividade do Estado de São Paulo. Queremos seguir mostrando que São Paulo é para todos”, comenta Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado. 

Lá, os visitantes tiveram acesso a 56 eventos, entre palestras e painéis, que foram traduzidos para inglês e espanhol, além de rodadas de negócios, shows e atrações culturais. As iniciativas buscaram consolidar São Paulo como o maior polo de inovação e criatividade da América Latina, além de discutir pautas que estão no centro do debate político e econômico, como sustentabilidade ambiental e transformação social. 

A comitiva do Governo do Estado contou com os secretários Arthur Lima (Casa Civil), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), Marilia Marton (Cultura, Economia e Indústria Criativas) e Guilherme Piai (Agricultura e Abastecimento); além dos presidentes da InvestSP, Rui Gomes, e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), André Salcedo, entre outros. 

Um dos destaques da programação ficou por conta do Favela Day, liderado pela Gerando Falcões, parceira do CreativeSP na organização da Casa SP. O debate sobre a importância de dar protagonismo às comunidades na formação das cidades e do futuro da sociedade reuniu nomes como o empresário e produtor musical Konrad Dantas, o “KondZilla”, e o fundador da Gerando Falcões, Eduardo Lyra. 

Personalidades como a atriz Maria Paula e as atletas Fernanda Garay e Fabi Alvim também estiveram entre os destaques da Casa SP. Além de representantes dos patrocinadores do espaço — Ambev, BRF/Marfrig, Grupo CCR (por meio do Instituto CCR), Itaú e Fundação Itaú, Sabesp e Toyota –, que puderam apresentar tendências em inovação, tecnologia, sustentabilidade e impacto social. 

Novos negócios 

O CreativeSP ainda levou dez empresas paulistas para o SXSW, com a expectativa de movimentar até R$ 50 milhões em negócios. As companhias selecionadas contaram com ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento, além de participarem de encontros exclusivos com possíveis investidores e clientes. O programa já levou 183 empresas da indústria cultural para alguns dos maiores eventos de economia criativa do mundo, como Festival de Cinema de Cannes (França), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Web Summit Lisboa (Portugal). 

A projeção de novos negócios gerados pelo CreativeSP, até agora, é de R$ 846 milhões, com a criação de 16,1 mil vagas de trabalho. Os bons resultados levaram o Governo de São Paulo a prorrogar o programa até 2028, com a expectativa de injetar cerca de R$ 2,5 bilhões na indústria cultural paulista nos próximos anos. 

Durante o SXSW, a comitiva de São Paulo ainda participou de uma série de reuniões de trabalho com empresas e agências de fomento internacionais como: Prefeitura de Austin, agência Opportunity Austin, Austin Chamber, Dell Technologies, Austin Technology Council, Governo de Quebec (Canadá), Grupo Emerson etc. Os encontros visavam a abertura de espaço para empresas paulistas no exterior e a atração de investimento estrangeiro para o Estado.