17/03/22 13h38

Sebrae-SP e FGV apresentam plano de ação regional de políticas públicas para o Vale do Ribeira

Ação acontece nesta sexta-feira (18), em Registro; encontro aborda questões como governança, desburocratização, inclusão produtiva e compras públicas

Sebrae-SP

O município de Registro será sede do novo Encontro de Articulação Regional de Políticas Públicas, promovido pelo Sebrae-SP e FGV nesta sexta-feira, dia 18 de março, das 08h30 às 17h30, no Estoril Palace Hotel, localizado na Autopista Régis Bittencourt, na R. Arapongas, km 422, em Registro. A ação faz parte do Programa de Articulação Regional do Sebrae-SP que tem o objetivo de consolidar o compromisso e as responsabilidades das lideranças da região do Vale do Ribeira com ações empreendedoras pactuadas nas etapas anteriores do programa, com quatro eixos prioritários: governança do desenvolvimento, inclusão produtiva, compras públicas e desburocratização. 

“Esses encontros visam garantir a melhoria acelerada do ambiente de negócios da região tendo o empreendedorismo como elemento principal da estratégia de reconstrução econômica e social pós-pandemia, por meio de um compromisso regional dos representantes dos municípios e do engajamento e da mobilização da nossa rede local de parceiros da sociedade civil, do empresariado e de líderes públicos”, destaca a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle Santos. 

Durante o encontro, especialistas do Sebrae-SP e da FGV vão apresentar os resultados dos encontros de 2021 e a programação de 2022 para prefeitos, vice-prefeitos, autoridades, gestores públicos, associações e entidades de classe pertencentes ao ecossistema empreendedor na região. Todos os presentes participarão ainda de uma palestra da metodologia “Open Leaders”, responsável por ativar e inspirar as lideranças locais num grande movimento de mobilização pela região a fim de promover o desenvolvimento local por meio do empreendedorismo. 

Durante o ano de 2022, diversas ações, pensadas e planejadas nos Encontros Regionais, serão executadas por meio do Programa Consórcio Empreendedor do Sebrae-SP, orientado a dar escala – isto é, mais resultados e mais agilidade – às políticas públicas favoráveis à cidadania empreendedora por meio da cooperação intermunicipal.  

Além disso, o Sebrae-SP, a FGV e o Portal de Compras Públicas oferecem direcionamentos e capacitação para micro e pequenas empresas sobre como fornecer para o setor público. Empreendedores e empreendedoras aprendem sobre o que é uma licitação, quais são os conceitos e fases, direitos e benefícios das micro e pequenas empresas (MPEs), as oportunidades e ameaças no processo licitatório, além de receber orientações sobre como participar de uma licitação na prática. 

As reuniões do Programa de Articulação Regional são itinerantes e acontecerão em diferentes cidades do Estado de São Paulo em 2022, reforçando a estratégia de valorização de pequenos municípios, descentralização administrativa e integração regional do Sebrae-SP. 

SERVIÇO 

Encontro de Articulação Regional de Políticas Públicas (Sebrae-SP e FGV) 

Data e horário: 18 de março (sexta-feira), das 08h30 às 17h30 

Local: Estoril Palace Hotel 

Endereço: Autopista Régis Bittencourt, na R. Arapongas, km 422 – Registro/SP 

Mais informações: (13) 3828-5060, opção 4 

fonte: http://www.sp.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/SP/sebrae-sp-e-fgv-apresentam-plano-de-acao-regional-de-politicas-publicas-para-o-vale-do-ribeira,ec94da52db39f710VgnVCM100000d701210aRCRD