29/06/22 13h22

São Paulo Futebol Clube lança ecossistema de startups dentro do estádio do Morumbi

Startupi

Em sintonia com uma tendência em crescimento no esporte, o São Paulo Futebol Clube inaugura o Inova.São, o seu Centro de Inovação Aberta, localizado dentro do estádio do Morumbi. A estimativa é captar nos 3 primeiros anos de operação investimentos em até R$ 6 milhões, que custearão o projeto sem que haja um aporte financeiro inicial do Clube. 

A iniciativa tem como objetivo desenvolver e implantar soluções inovadoras que permitam aumentar as receitas e a competitividade esportiva do Clube. O projeto já conta com as parcerias estratégicas da Deboo – especializada em Web3 – e da Sportheca – fábrica de startups para o mercado esportivo. 

O Inova.São será operacionalizado pelas parceiras Sportheca e Deboo. “Temos muito orgulho de participar da criação do centro de inovação do São Paulo, um dos maiores clubes do Brasil e do mundo. Essa iniciativa, que será referência no país, prevê identificar oportunidades, desenvolver soluções para o clube e escalar novos negócios na área de sportstech”, explica Eduardo Tega, CEO da Sportheca. 

“A concepção do projeto e a definição dos parceiros para viabilizar a operação do Inova.São, assim como suas primeiras entregas, vêm sendo trabalhadas pela Diretoria de Inovação do São Paulo desde que foi criada pelo presidente Julio Casares, em julho de 2021”, explica Wladimir Castro, executivo do departamento de Inovação do Clube.   

Segundo Castro, a maioria das inovações adotadas por clubes de futebol no Brasil envolve a adoção, com eventuais otimizações, de produtos existentes e trabalhados em larga escala também em outros players. No Inova.São, o foco não é replicar, mas sim desenvolver soluções inovadoras e inéditas para o São Paulo, com a possibilidade de trazer novas fontes de receitas. 

O Inova.São terá uma área dedicada no Morumbi com vista para o gramado. O espaço, inicialmente de 300 m², está localizado na área do Morumbi Concept Hall, no anel inferior do estádio, e vai funcionar como um coworking, reunindo startups e desenvolvedores. A ideia é que no local circulem profissionais de áreas distintas, para formar assim o ecossistema de inovação que vai compartilhar conhecimento e recursos em prol do desenvolvimento do clube. 

fonte: https://startupi.com.br/2022/06/sao-paulo-futebol-clube-lanca-ecossistema-de-startups-dentro-do-estadio-do-morumbi/