10/03/17 11h57

São José terá centro de Inovação em Internet das Coisas (IoT)

DCI - Comércio Indústria & Serviços

O acordo de cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Ericsson prevê a criação de um Polo de Inovação em Internet das Coisas (IoT) voltado à segurança pública a ser implementado em São José dos Campos.

Firmado no final de fevereiro, o acordo cria o primeiro centro do País e um dos maiores da América Latina a usar essa tecnologia. O governo federal se aproveita de uma solução existente em São José dos Campos. A cidade tem um sistema de controle e monitoramento com 500 câmeras, integração de smart software e 205 quilômetros de cabos de fibra óptica criado há cinco anos, com participação direta da própria Ericcson. Aregião do é considerada hoje a mais violenta do Estado de São Paulo.

A expectativa é que, com a parceria, uma série de novas tecnologias ligadas a segurança do cidadão, como de empresas e instituições venham ser desenvolvidas. A pretensão é criar um meio capacitado para incluir empresas parceiras, além de startups, operadoras de telecomunicações e o segmento acadêmico dentro de um grande planejamento estratégico.

A parceria terá o apoio da prefeitura local, como já declarou o prefeito Felicio Ramuth (PSDB), além do utilizar amplamente o Parque Tecnológico, um antigo parceiro da Ericsson, para o desenvolvimento de softwares para cidades inteligentes. Além do polo de segurança pública, a Ericsson lidera outras três iniciativas voltadas para IoT e 5G.

Atualmente, novos serviços estão sendo instalados na cidade, como sensores de detecção de tiro e também sensores climáticos que medem a temperatura, a umidade e os níveis de CO2, além da introdução de uma rede Wi-Fi pública e de um sistema de iluminação pública inteligente. O prefeito Felicio Ramuth disse que irá fechar parcerias de alta tecnologia com instituições de segurança também no segmento ambiental, voltada para desastres naturais e extremos climáticos. “ Vamos fazer algo especial com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais que tem uma equipe técnica fantástica e possibilidades de ajudarem muito o município.”