22/02/22 11h47

Projeto audiovisual revela potencial do empreendedorismo criativo no Vale

O projeto “Pepitas do Ribeira” é incentivado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, do Governo de São Paulo, para produção de 15 curtas-metragens

Portal da Cidade

A riqueza e a diversidade dos empreendimentos culturais e criativos do Vale do Ribeira serão exibidas em 15 curtas-metragens que estão sendo produzidos pelo projeto Pepitas do Ribeira, com foco nas singularidades regionais. Com o incentivo do Programa de Ação Cultural – ProAC, do Governo de São Paulo, o projeto é desenvolvido pela empresa Garimpo de Soluções - consultoria de atuação global especializada em economia criativa e desenvolvimento territorial – e a produtora Coop Audiovisual, de Registro, com apoio do Sebrae Regional Vale do Ribeira. Ao final, o conteúdo será disponibilizado gratuitamente na internet. 

As pílulas audiovisuais terão cerca de 10 minutos cada, sendo uma delas de apresentação da curadoria e as demais 14 revelando empreendimentos criativos pujantes da região. Como forma de valorização e incentivo para gerações futuras, cada pílula será apresentada por um jovem estudante do ensino médio do Vale do Ribeira – em parceria com o Programa Prospera Jovem, da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo - que guiará a audiência pelo território afetivo no qual se localiza o empreendimento. Para fortalecer o empreendedorismo criativo mais representativo do Vale do Ribeira, o projeto está entrevistando negócios de 10 municípios. 

Os setores criativos contemplados são prioritariamente artesanato, gastronomia e turismo cultural – do artesanato ao queijo autoral de búfala, da música ao turismo cultural. Para a diretora da Garimpo de Soluções, Ana Carla Fonseca, o projeto vem para demonstrar que o Vale é repleto de oportunidades. “Pepitas do Ribeira surge para lançar luz sobre alguns - dos incontáveis - empreendimentos criativos de excelência que o Vale do Ribeira gerou. São exemplos de negócios baseados nos atributos da região e no talento desses empreendedores, que estão aqui por opção e paixão”, comenta. 

Nessa fase inicial do projeto, a equipe dedicada à produção dos vídeos já iniciou as gravações com os empreendedores e com os jovens estudantes. Desde janeiro, já são 3 mil quilômetros rodados e quase 20 horas de filmagens pela região. O produtor e diretor audiovisual da Coop Films, Victor Yagyu, comenta a experiência: “Para nós, foi uma excelente oportunidade de conhecer e revisitar locais, revelar a trajetória de pessoas com histórias incríveis que nos mostraram como o Vale é plural e tem iniciativas das mais variadas, que comprovam que o empreendedorismo está transformando a realidade local de famílias, cidades e da região”. 

Os 15 vídeos finais serão lançados em eventos de exibição aberta, em Iguape, Registro e Apiaí, bem como disponibilizados para a plataforma Cultura em Casa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado São Paulo e carregados no You Tube. Os vídeos serão legendados em português e terão audiodescrição, de modo a favorecer a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva ou visual. O Projeto também conta com a parceria da ROCA Produções Culturais e presença digital da Agência Criativos, de Registro. 

Pepitas do Ribeira também vai contribuir para o desenvolvimento do Plano Estratégico de Economia Criativa no Vale do Ribeira, o “Dá Gosto Ser do Ribeira”, de realização do Sebrae-SP e da Garimpo de Soluções, que é o primeiro plano regional de economia criativa do Brasil. 

fonte: https://registro.portaldacidade.com/noticias/economia/projeto-audiovisual-revela-potencial-do-empreendedorismo-criativo-no-vale-0411