29/07/22 13h22

Programa do Ciesp vai preparar empresas para Indústria 4.0

Jornada de Transformação Digital será lançada em setembro na região de Campinas

Jornal Correio

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo-Campinas (Ciesp) lançará em setembro, na região de Campinas, a Jornada de Transformação Digital para micro, pequenas e médias empresas da região se prepararem para a Indústria 4.0, como é chamada a 4ª Revolução Industrial. A iniciativa será realizada em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). 

O programa de capacitação abrangerá a utilização de recursos como inteligência artificial, computação em nuvem, big data e analytics, robótica colaborativa, manufatura aditiva, simulação digital, cibersegurança, inteligência artificial, realidade aumentada e virtual. 

A utilização desses recursos será ampliada com a chegada da internet 5G ao País, capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores do que a atual, podendo alcançar até 10 Gbps. Será uma nova realidade disponível para todos, inclusive o usuário comum, que intensificará a chamada internet das coisas, com mais equipamentos conectados e inteligentes.

De acordo com o diretor titular do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, o programa atenderá todas as empresas interessadas que tenham faturamento de até R$ 8 milhões/ano ao longo de quatro anos. A previsão é que, durante a jornada, sejam atendidas 40 mil indústrias em todo o Estado de São Paulo. 

Em Campinas, no dia 28 de setembro, será realizado o Road Show da jornada, quando consultores estarão disponíveis em um escritório móvel para esclarecer todas as dúvidas, e o representante da empresa poderá assinar a adesão ao programa. 

O tempo de duração da consultoria e da implementação de projetos varia de acordo com a necessidade e disponibilidade de cada indústria, tanto para o acompanhamento das visitas quanto para a execução das ações recomendadas pelos consultores. 

As empresas que queiram participar do programa podem registrar o interesse no site https://jornadadigital.sp.senai.br/.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) já atendeu mais de 400 empresas com consultoria profissional, cursos on-line e gratuitos sobre a indústria 4.0, que apresentaram resultados de produtividade acima de 40%, de acordo com a entidade. 

A indústria 4.0 já é uma realidade em grandes empresas dos setores aeronáutico e automobilístico. O programa de capacitação será desenvolvido em oito etapas, incluindo o treinamento de mão de obra para essa nova realidade pelo Senai. 

Avanço 

A Jornada de Transformação Digital vai atender empresas de todos os segmentos industriais, com diferentes níveis de maturidade tecnológica, em oito etapas de consultoria e treinamento. 

“Temos o desafio de continuar avançando na Indústria 4.0 para termos um Brasil melhor”, afirma o diretor regional do Senai-SP, Renato Figueiredo Terra. 

O uso das tecnologias digitais na indústria permitiu aumentar em 22%, em média, a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, metalmecânica, moveleiro, vestuário e calçados, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

A internet 5G está disponível em Brasília desde o início deste mês e hoje chegará a três capitais, João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). As próximas cidades a receber a tecnologia serão São Paulo, Goiânia (GO), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Rio de Janeiro, mas não há uma data definida para liberação da frequência. O cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inclui todas as cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025. 

Workshop 

O Ciesp Campinas realizará, na próxima terça-feira, o evento “Incentivos e benefícios do Estado de São Paulo”. O workshop abordará temas como os incentivos disponibilizados, as linhas de financiamento de crédito para as empresas e como elas podem se preparar para receber esses benefícios. 

Os palestrantes serão o vice-presidente executivo da Invest-SP, Torquato Jardim; o presidente da Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), Luís Carlos Szymonowicz; e o fundador e diretor-presidente da Accredito – Sociedade de Crédito Direto, Milton Luiz de Melo Santos. O workshop será realizado em parceria com a Comissão de Relações Internacionais da OAB-São Paulo. 

As inscrições podem ser feitas por meio do site  https://www.ciespcampinas.org.br/site/confirmacao_presenca/?id=2671

fonte: https://correio.rac.com.br/campinasermc/programa-do-ciesp-vai-preparar-empresas-para-industria-4-0-1.1269639