03/03/22 13h53

Programa de formação de empreendedores está com 40 vagas abertas em Rio Preto

Empretec está com as pré-inscrições abertas até esta quarta-feira, 2, para o treinamento intensivo com empreendedores que ocorre em abril; são 40 vagas para entrevistas em Rio Preto

Diário da Região

Ele (o seminário) é ótimo para pessoas assim como eu, que estão precisando daquele empurrão, para quem quer realmente colocar as suas ideias em prática e desenvolver suas habilidades Mayra Gonçalves de Carvalho, empreendedora (Guilherme Baffi 24/2/2020) 

Quando se inscreveu para participar do Empretec, programa de formação de empreendedores oferecido pelo Sebrae, em agosto de 2021, a empresária Mayra Gonçalves de Carvalho não imaginava que fosse passar por tantas mudanças. “Esperava que o seminário fosse bom, mas ele mudou completamente a minha visão enquanto empreendedora. Na verdade, o Empretec mudou o meu negócio”, revela Mayra. 

O Empretec foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) há 27 anos. É promovido em 40 países e aqui no Brasil é exclusivo do Sebrae. Em Rio Preto, o Sebrae oferece o Empretec há cerca de 25 anos. Durante o seminário, o comportamento empreendedor é trabalhado em seis dias de curso. “Os participantes vivenciam momentos de total imersão prática, onde aprendem sobre dez características e comportamentos de empreendedores de sucesso. É tão intenso que a indicação é fazer o Empretec somente uma vez na vida”, explica Bianca Manzanares Brunetti, analista de negócios do Sebrae-SP. 

O Empretec já realizou mais de 12 mil seminários no mundo e já desenvolveu mais de 285 mil empretecos. Neste programa, o empresário vai aprender a identificar seu potencial empreendedor, desenvolver suas características de comportamento empresarial e descobrir novas oportunidades de negócio. 

Foi o que aconteceu com a empresária Mayra Gonçalves de Carvalho, que após fazer o Empretec mudou o ramo do seu negócio. “Antes da pandemia eu trabalhava com aulas de dança de salão, área que atuei por mais ou menos 13 anos. Quando começou a pandemia eu tinha um espaço físico, porém com a suspensão das atividades eu precisei ir para o online e parece que nada dava certo. Na verdade, estava dando tudo errado. Porém, nesse período, aproveitei para estudar e aprender outras coisas. E foi aí que muitas outras oportunidades começaram a aparecer e pensei que poderia ser o momento para me reinventar. Encerrei a carreira como professora de dança e iniciei meus trabalhos com sublimação. E aí veio a oportunidade de participar do Empretec, que era o meu sonho”, diz a empresária. 

Ela conta que após o Empretec, tudo mudou em sua vida. “Apliquei tudo que aprendi e vivenciei lá, organizei melhor os processos, estabeleci metas, parcerias e estruturei o meu negócio. Quando fiz o Empretec estava começando as atividades, nós trabalhávamos apenas com canecas personalizadas. Após o Empretec aumentamos as opções de produtos e hoje personalizamos camisetas, azulejos, agendas, quebra-cabeça e temos como meta aumentar ainda mais”, diz. 

Mayra, que após o Empretec também atua como social media, comandando a comunicação da sua empresa MayLi Personalizados, indica o seminário para pessoas que estão em busca de uma orientação para fazer o seu negócio crescer. “Ele é ótimo para pessoas assim como eu, que estão precisando daquele empurrão, para quem quer realmente colocar as suas ideias em prática e desenvolver suas habilidades”, afirma. 

Inscrições estão abertas

Neste ano, o Empretec está marcado para ser realizado em Rio Preto de 4 a 9 de abril e as pré-inscrições estão abertas até esta quarta-feira, 2 de março. São 40 vagas para as entrevistas, que vão ocorrer de 7 a 11 de março. 

Para fazer o curso, o empreendedor precisa passar por uma entrevista composta por situações do cotidiano com o objetivo de avaliar se este é o melhor momento para participar do seminário. Não é de caráter psicológico, é sigilosa, faz parte da metodologia do seminário e serve para identificar o perfil empreendedor do candidato. 

“Se após passar pela entrevista, conduzida por um especialista habilitado na metodologia do Empretec, o participante não for aprovado, ou seja, ainda não estiver preparado, indicamos outros cursos do Sebrae para que ele possa estruturar melhor as idéias do seu negócio e o que pretende”, revela Bianca Brunetti. 

Qualquer empreendedor pode se inscrever, quem já tem um negócio ou somente um projeto. Por ser um seminário intensivo, com 60 horas de capacitação, ele é destinado a aumentar o potencial do participante para gerir melhor o seu empreendimento ou para iniciar um negócio bem-sucedido. 

Após a entrevista, o candidato será informado se está apto ou não a participar do seminário que será realizado em período integral no Sebrae de Rio Preto. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (17) 3214-6683. O valor é R$ 990 e o pagamento pode ser feito em até dez vezes. (MMM) 

Negócio sai do papel

De acordo com o Sebrae, cerca de 80% dos empresários que fazem o Empretec decidem abrir um negócio após o seminário. É o caso de Sérgio Antonio Maziteli Junior, que fez o Empretec em agosto de 2021. “Eu estava sem um norte. O seminário atendeu e superou as minhas expectativas. Antes, eu não conseguia perceber as oportunidade e quando percebia, não passava do famoso ‘eu acho que determinado negócio cabia em tal ponto’. Depois do Empretec, além de identificar melhor as oportunidades, consegui passar essa barreira e realizar os negócios que vislumbrava”, revela Sérgio, que além de advogado e terapeuta ayurvedico e sistêmico é proprietário da Tatu Bola Pizza & Snacks. 

A previsão da inauguração de sua primeira loja é na primeira quinzena de maio. Ele conta que no momento, ele e seus sócios, Thaísa Borges Maziteli Bachega e Flávio Bachega estão no processo de preparação do ponto, adquirindo o maquinário e montando a equipe de colaboradores.

“O meu negócio passou a existir depois do Empretec. Consegui identificar a oportunidade, encontrar os sócios e parceiros adequados, desenhar o processo de produção e me inserir na cadeia produtiva, entregando um produto com a qualidade que melhor atende o meu cliente. Indico o seminário para quem deseja empreender no seu próprio negócio e não sabe como. E também para quem já tem a negócio e quer se lapidar na atividade empreendedora”, diz. (MMM) 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/riopretoeregiao/programa-de-formac-o-de-empreendedores-esta-com-40-vagas-abertas-em-rio-preto-1.946421