17/02/14 16h40

Porto seco da Mercedes sai já neste semestre

Arrecadação de ICMS ocorrerá neste ano e impacto para cidade será sentido em 2016

Jornal de Limeira

O prefeito de Iracemápolis, Valmir de Almeida (PT), confirmou ontem ao Jornal de Limeira que a Mercedes-Benz começará a trabalhar no município ainda neste semestre. É que a empresa vai instalar na cidade um porto seco - um entreposto para a distribuição dos carros importados da marca às concessionárias de todo o Brasil.

O barracão, que fica em uma área de 20 mil metros quadrados na avenida Benedito Franco de Campos, já começou a ser preparado, segundo Valmir. "A infraestrutura já está sendo feita e o porto seco deverá começar a receber os carros importados - vindos do Porto de Santos - ainda neste semestre", falou.

Os veículos serão trazidos a Iracemápolis para, posteriormente, serem levados às concessionárias da Mercedes em todo o Brasil. "Nesta fase inicial, o trabalho deverá ser feito por uma equipe de São Bernardo do Campo, mas a Mercedes deverá contratar mão de obra da região", declarou.

De acordo com Valmir, como o porto seco começará a funcionar ainda neste ano, o município vai arrecadar ICMS, tendo o retorno dessa arrecadação em dois anos, ou seja, em 2016. "Quando a fábrica inaugurar, já vamos sentir uma mudança no orçamento do município com o retorno do ICMS", disse.

Nesta semana, uma equipe técnica da Mercedes, vinda da Alemanha, esteve em Iracemápolis para acompanhar as obras do porto seco e conhecer o local onde será instalada a fábrica da montadora.

A FÁBRICA  A produção de veículos nacionais, chamados de Classe C, começará somente em 2016, quando será inaugurada a fábrica em Iracemápolis. A Mercedes-Benz vai se instalar na rodovia Luis Ometto (SP-306), que liga Iracemápolis a Santa Bárbara d'Oeste, em uma área de 2,5 milhões de metros quadrados, que chega até a rodovia Limeira-Piracicaba.

Segundo Valmir, a preparação da área está na fase de conclusões das licenças para iniciar as obras. "Depois, terá início a terraplenagem do terreno", falou. A indústria ficará do lado esquerdo da rodovia e quatro empresas já garantiram suas áreas ao lado direito. "Essas empresas já assinaram terno de aquisição da área. Três são fornecedoras da Mercedes e uma quer se tornar. Também temos conversado com mais empresas", declarou.

Já a abertura de processos seletivos para vagas de emprego ainda não há previsão, de acordo com Valmir. Inicialmente, a montadora alemã deverá investir R$ 500 milhões e gerar 1 mil empregos diretos e outros 3 mil indiretos. "As contratações vão caber à empresa e até agora não foi iniciado nenhum processo", disse.