27/04/17 14h50

Piracicaba institui o Sistema de Ambientes de Tecnologia

Gazeta de Piracicaba

O Sistema Piracicabano de Ambientes de Inovação e Tecnologia (Sispait) que ordena e define a atuação dos ambientes desse setor no município foi instituído por decreto, ontem, pelo prefeito Barjas Negri (PSDB). A medida atende a pedidos do setor que sentia a necessidade de alinhar o município ao Sistema Paulista de Inovação, como forma de organizar os empreendimentos, incentivar a integração entre as novas áreas e criar incentivos, que podem resultar na atração de novos negócios para a cidade.

A informação é do diretorexecutivo do Parque Tecnológico de Piracicaba, Flavio Castellar, também diretor-executivo do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla). "O sistema ordena o papel de cada instituição, seja ela Parque Tecnológico (podemos ter outros na cidade, Campinas tem cinco), centros de pesquisa em inovação e incubadoras. Definindo o papel que cada um vai desempenhar, começamos a alinhar o trabalho de forma integrada. Com uma organização definida, as empresas encontram uma infraestrutura que oferece melhor oferta de serviços e apoio para as empresas se instalarem na cidade. Isso atrai novos negócios de inovação e o sistema pode ampliar o interesse de empresas nacionais e multinacionais e outras idéias como a do AgTech Valley, o Vale do Piracicaba", afirmou.

O Sispait será coordenado pelo vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico, José Antônio de Godoy.

De acordo com o decreto, ele irá definir as diretrizes e os procedimentos para apoio ao Parque Tecnológico, às Incubadoras de Empresas de Base de Inovação e Tecnologia e aos Centros de Pesquisa e Inovação Tecnológica, incentivará a realização de estudos para formação de políticas públicas e programas de ações e também poderá formalizar convênios nacionais e internacionais entre os participantes do ambiente de pesquisa e inovação tecnológica, conforme o decreto.

Godoy deverá coordenar um grupo de trabalho, a ser formado por representantes das entidades para analisar e propor medidas de ações para o desenvolvimento do setor. Um credenciamento das entidades interessadas em participar do Sispait será realizado pela secretaria.