09/04/24 13h20

Participação de veículos eletrificados quase dobra no Brasil

Carros totalmente elétricos puxam aumento de vendas, mas market share ainda fica na casa de um dígito

Automotive Business

Os veículos eletrificados ganham certa representatividade no mercado brasileiro, mas o crescimento ainda é bastante gradual. A participação dos modelos elétricos e híbridos quase dobrou em um ano. Porém, sobre uma base ainda baixa.

Segundo balanço do trimestre revelado pela Anfavea nesta terça, 8, a participação dos eletrificados no mercado geral de veículos leves passou de 4,3%, em março de 2023, para 7,7%, no mês passado.

Ao todo foram 13.608 unidades de automóveis licenciados com novas tecnologias de propulsão. Número 158% superior ao anotado em março de 2023. No acumulado do primeiro trimestre, são 36 mil carros híbridos e elétricos, 144% a mais que o mesmo recorte de 2023.

O segmento foi puxado especialmente pelos puramente elétricos, que ficavam abaixo das 800 unidades mensais no início de 2023. Só em março, os veículos totalmente movidos a baterias superaram as 6.300 unidades, volume quase 12 vezes maior que o anotado no mesmo mês do ano passado.

No janeiro-março de 2024, o número de veículos elétricos acumula 14.118 unidades. Na comparação anual, o desempenho é 614% superior, obviamente sobre uma base baixíssima de menos de 2 mil unidades no trimestre inicial de 2023.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/participacao-veiculos-eletrificados-dobra/