13/10/16 14h56

Pague como quiser

Folha de S.Paulo

A Autopass, uma empresa de tecnologia para transportes públicos, investiu R$ 36,5 milhões em uma nova máquina para os pagamentos das passagens.

Na segunda-feira (17) começará a funcionar um piloto de um sistema que aceitará cartões de débito e crédito nos ônibus e trólebus que ligam os bairros de São Mateus e Jabaquara, na cidade de São Paulo.

Os usuários que tiverem cartões de banco com tecnologia semelhante à do bilhete único terão o preço da passagem tirado diretamente de suas contas.

A ideia é atender pessoas que viajam eventualmente de ônibus, metrô ou trem, mas que não têm cartões de transporte público.

"O mercado é formado pelos 30% de passageiros da região metropolitana de São Paulo que pagam com dinheiro", diz Rubens Gil Filho, diretor-presidente.

O Metrô e a CPTM, que já aceitam o cartão da Autopass, chamado BOM, são clientes potenciais de um outro novo produto, um passe com um código QR impresso em papel.

Os bilhetes mais tradicionais, os de fita magnética, hoje usados nesses serviços, devem ser trocados por esse novo tipo de passe.

2,5 milhões

de viagens são pagas com os bilhetes da Autopass por dia

7,5 milhões

é o número de cartões que a empresa já emitiu