02/04/24 14h23

Obras de transposição da linha férrea avançam em Votuporanga

‘Túnel’ na avenida República do Líbano e pontilhão na Estrada do 27 estão em ritmo acelerado com investimentos da Rumo Logística

A Cidade Votuporanga

Quem passa pela vicinal Adriano Pedro Assi, a conhecida Estrada do 27 – rumo a Sebastianópolis do Sul - e pela avenida República do Líbano, na região Sul de Votuporanga, já observa um novo cenário em relação as linhas do trem, que sempre causaram problemas com o trânsito nessas regiões. A Rumo Logística, empresa responsável pela linha férrea na região, trabalha em ritmo acelerado na construção de um pontilhão e de uma espécie de ‘túnel’ para acabar com os chamados conflitos urbanos.

O prefeito Jorge Seba (PSD) visitou recentemente os canteiros ao lado de Marcelo Rodrigues, gerente de Relações Governamentais da Rumo Logística, e engenheiros da empresa, e pôde acompanhar, o andamento dos trabalhos.

“Além de resolver os conflitos urbanos com o trem e a buzina, que tanto incomodam os moradores da região, essas obras também estão gerando centenas de empregos diretos e indiretos, fortalecendo nossa economia. Com planejamento e dedicação, estamos atendendo às necessidades da nossa população”, disse o prefeito.

As obras no município fazem parte do contrato de renovação da malha paulista, o que resultará em um investimento de R$ 6,1 bilhões nas ferrovias do Estado de São Paulo, sendo que R$ 1,2 bilhões destinados para solucionar conflitos urbanos. Um desses conflitos é justamente nas passagens de nível que dão acesso ao bairro Sonho Meu e à antiga Colônia da Fepasa, onde constantemente os vagões de trens bloqueiam a travessia atrapalhando os moradores de seguirem para os seus trabalhos ou residências.

É para solucionar esse problema em específico que será construído uma espécie de “túnel” no cruzamento da avenida República do Líbano com a rua Mário Longo. Dessa forma, todo o fluxo de trânsito se dará por aquela região, por baixo da linha férrea, não havendo mais bloqueios. Além de garantir a mobilidade urbana, as obras tendem a acelerar o desenvolvimento da região Sul, já que a barreira (linha férrea) será transposta.

Já na Estrada do 27, toda a estrutura do pontilhão sobre a linha férrea já pode ser vista de longe. Com os investimentos, o fluxo de veículos passará por cima da linha do trem, evitando longos períodos de espera no cruzamento.

A previsão inicial é de que os trabalhos sejam concluídos ainda no primeiro semestre deste ano.

Fonte: http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/04/obras-de-transposicao-da-linha-ferrea-avancam-em-votuporanga-n79576