21/07/22 13h11

Novotec Expresso tem 825 vagas abertas para a região de Rio Preto

As vagas são em cursos de qualificação profissional com duração de até quatro meses; alunos podem obter auxílio enquanto estudam

Diário da Região

Estão abertas inscrições para cursos de qualificação do programa Novotec Expresso. Na região de Rio Preto, são 825 vagas disponíveis. As inscrições vão até o dia 15 de agosto. 

Os cursos têm duração de 120 horas e foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e voltado para jovens que buscam o primeiro emprego. 

Diversas cidades da região oferecem cursos. Em Rio Preto, por exemplo, os cursos são Atendente de farmácia, Criação de sites com marketing digital, Criação de sites e plataformas digitais, Gestão de pequenos negócios, Jogos digitais e Tecnologia e eletricidade automotiva. 

O Novotec Expresso não possui processo seletivo. Jovens entre 14 e 24 anos com ensino fundamental completo estão aptos a participar. O programa prioriza estudantes matriculados no ensino médio e em Etecs da rede estadual. 

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.novotec.sp.gov.br, fazer um cadastro e selecionar uma das cidades para verificar quais cursos estão disponíveis. 

As aulas poderão ser realizadas nos formatos presencial, na unidade de ensino escolhida durante a inscrição, e online de forma ao vivo, por meio de plataformas digitais. 

A comunicação com os inscritos é feita unicamente pelo e-mail informado no ato da inscrição. As aulas têm previsão de início entre os dias 1º e 17 de setembro. O programa Novotec Expresso é oferecido pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. 

Os estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual terão direito a um auxílio de até R$ 600, divididos em quatro parcelas mensais, ao longo do curso. 

Para receber a bolsa, os jovens elegíveis deverão ter 75% de frequência no curso e não podem ser beneficiários de seguro-desemprego. 

No caso dos estudantes de 14 e 15 anos, a renda familiar deverá ser de até três salários mínimos, e o pagamento da bolsa será feito para o responsável legal indicado nos dados escolares. 

Prouni 

O Ministério da Educação publicou nesta terça-feira (19), no Diário Oficial da União, edital que prorroga o prazo de adesão de instituições de ensino superior ao Programa Universidade Para Todos (Prouni). As entidades têm até sexta-feira, 22 de julho, para aderirem ao programa que oferece as bolsas de estudo. Ainda não foi divulgada a data de abertura das inscrições para alunos para as vagas do segundo semestre. 

O Prouni oferta bolsas de estudo integrais (100% do valor da mensalidade do curso) e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa são os estudantes sem diploma de nível superior, além de professores de escolas públicas que passam a poder concorrer às bolsas mesmo já tendo uma graduação. 

Novotec Expresso

O que é? 

Cursos de qualificação profissional com duração de 120 horas realizadas no contraturno escolar em um semestre (3 ou 4 meses de duração)

Para participar 

Ter 14 a 24 anos de idade

Ter ensino fundamental completo (estudantes do nono ano não poderão realizar o curso)

Ser jovem domiciliado no Estado de São Paulo

Calendário 

Período de Inscrições: 19 de julho a 15 de agosto

Matrículas 

1° chamada: 18/08 a 22/08

2° chamada: 23/08 a 25/08

3° chamada: 26/08 a 29/08

Início das aulas: entre 1/09 e 17/09

Encerramento das aulas: entre 28/11 e 17/12

Inscrição 

Pelo site do Novotec (www.novotec.sp.gov.br), a partir do dia 19 de Julho 

Exemplos de cidades com cursos disponíveis 

Rio Preto 

Atendente de farmácia

Criação de sites com marketing digital

Criação de sites e plataformas digitais

Gestão de pequenos negócios

Jogos digitais

Tecnologia e eletricidade automotiva

Barretos 

Atendente de farmácia

Edição de vídeo para YouTube

Gestão de pequenos negócios

Office 2019

Catanduva 

Assistente Financeiro

Atendente de farmácia

Desenho no AutoCAD

Excel aplicado à área administrativa

Gestão de Projetos Sociais

Introdução à Robótica

Marketing Digital e Vendas nas Redes Sociais

Office 2019

Photoshop e Corel Draw

Rotinas de Recursos Humanos

Segurança Cibernética Fundamental

Fernandópolis 

Gestão de pequenos negócios

Marketing Digital e Vendas nas Redes Sociais

Jales 

Edição de vídeo para YouTube

Excel aplicado à área administrativa

Gestão de pequenos negócios

Introdução à Robótica

Marketing Digital e Vendas nas Redes Sociais

Mirassol 

Aprenda a programar em C

Desenvolvimento de Software para web e celular

Novo Horizonte 

Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho

Votuporanga 

Desenvolvimento de Software para web e celular

Tecnologia e eletricidade automotiva 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/educacao/novotec-expresso-tem-825-vagas-abertas-para-a-regi-o-de-rio-preto-1.988109