18/08/17 14h28

Novo VW Polo começa a ser produzido na fábrica do Brasil

Jornal Cruzeiro do Sul

O Volkswagen Polo, o novo carro compacto da marca no Brasil, deverá ser lançado no final de setembro, mas sua produção já começou na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Foi no meio da linha de produção do novo produto que o presidente e CEO da Volkswagen para o Brasil e América do Sul, David Powels, informou que a marca está investindo R$ 2,6 bilhões para modernizar a produção naquela unidade industrial. Primeira fábrica da marca fora da Alemanha, a história da fábrica Anchieta se confunde com a história da indústria automobilística nacional. Ela produziu seu primeiro veículo em 1957 -- uma Kombi -- mas só foi inaugurada dois anos depois, quando o Volkswagen sedan, o conhecido Fusca, entrou em produção e se tornou um fenômeno de vendas no Brasil. A fábrica Anchieta, que ocupa uma área de 1,6 milhão de metros quadrados, já produziu 13,5 milhões de veículos. Desse total, foram 1,5 milhões de Kombis e mais de 3 milhões de Fuscas.

O novo Polo, um carro mundial que agrega muita tecnologia, já começa a sair da linha de produção da fábrica, que deixou de produzir o Gol, fabricado agora na unidade de Taubaté, para dar lugar ao novo produto. Além desse carro, a Anchieta produz a picape compacta Saveiro, em suas diversas configurações, e fabricará também o sedã compacto Virtus, derivado do Polo. Segundo Powels, esse investimento faz parte do cronograma de investimentos no Brasil de R$ 7 bilhões até 2020, que já havia sido anunciado pela empresa. Lembrou também que a Volkswagen está se reinventando, se preparando para a maior ofensiva de produtos de sua história e trabalha para se tornar mais rápida e mais eficiente. Além desses novos produtos da linha Polo, a marca deverá anunciar em breve a produção de um novo SUV compacto e uma nova picape.

Os investimentos estão sendo utilizados para a modernização da fábrica. De acordo com informações da Volkswagen, o setor de estamparia, onde as chapas de aço são moldadas, recebeu 214 novas ferramentas. A armação, setor onde as peças são unidas para formar as carrocerias, recebeu 373 novos robôs de última geração, mais rápidos e precisos. Na montagem final, onde o carro recebe todos os componentes elétricos e mecânicos, foi implementado um novo Fahwerk, onde é feita a união entre o trem de força com a carroceria. Os investimentos propiciaram também uma completa modernização nas áreas de planejamento, infraestrutura, TI e logística.

O novo Polo e o Virtus são fabricados por meio da estratégia modular MQB (Matriz Modular Transversal), que é uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Passat e o Golf. O conceito consiste na padronização do processo de manufatura nas fábricas do Grupo, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução do tempo de produção dos veículos, além de garantir flexibilidade na produção. A MQB também permite compartilhar a base estrutural para o desenvolvimento de veículos de diferentes segmentos, gerando sinergia para todas as classes de automóveis.