01/12/16 15h21

Nova unidade do Ministério da Agricultura começa a funcionar no Parque Tecnológico de Sorocaba

Acordo de cooperação entre instituições vai facilitar processos de análise e licenciamento de estabelecimentos e produtos

Parque Tecnológico de Sorocaba

A Unidade Técnica Regional de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (UTRA), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ganhou nova sede no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O novo espaço conta com áreas de atendimento e laboratório para prestação de serviços no setor do agronegócio.

“Dentro do Parque Tecnológico de Sorocaba poderemos estreitar ainda mais nosso relacionamento com o cidadão e a sociedade, em especial, com prefeituras e universidades da região, diversificando nossas atividades de acordo com a necessidade regional. Este acordo vai tornar nosso trabalho mais ágil e eficiente”, afirma Francisco Sergio Ferreira Jardim, Superintendente Federal de Agricultura no Estado de São Paulo.

A área de atuação da UTRA abrange 68 municípios. A nova unidade vai facilitar, por exemplo, processos de análise e licenciamento de estabelecimentos e produtos relacionados a fomento (agricultura orgânica, produção integrada) e defesa agropecuária, como produtos de origem animal (carnes, laticínios, pescados, ovos e mel), insumos pecuários (alimentos para animais, produtos veterinários), insumos agrícolas (fertilizantes, sementes e mudas, agroquímicos), bebidas alcoólicas e não alcoólicas. “Sorocaba é a principal região do estado em termos de comercialização de produtos ligados à agroindústria. Com esta parceria estaremos colaborando para o desenvolvimento econômico e tecnológico do setor na região”, explica Rubens de Lara, presidente do PTS.

Um dos principais objetivos do acordo de cooperação é resgatar ações desenvolvidas pelo extinto Centro Nacionais de Engenharia Agrícola (CENEA), na Fazenda Ipanema, para capacitação profissional e desenvolvimento tecnológico nos setores da indústria e agropecuária, com destaque para tratores e máquinas. Criado em 1975, o CENEA está desativado desde o início da década de 1990.

A nova UTRA começou a funcionar na segunda quinzena de novembro.