28/06/22 13h14

Movinter em Rio Preto espera atrair R$ 30 milhões em negócios

Evento volta a ocorrer depois de dois anos suspenso em função da pandemia

Diário da Região

Depois de um hiato de dois anos em função da pandemia de coronavírus, a Movinter volta a ser realizada em Rio Preto. A edição 2022 começa nesta terça-feira, 28, e segue até próxima quinta-feira, 30. A expectativa da organização é de movimentar R$ 30 milhões em negócios prospectados durante e depois do evento. 

“Estamos com uma expectativa muito positiva, com a presença das principais marcas do setor moveleiro e uma boa participação do público especializado”, afirma Maic Caneira, presidente da Movinter e diretor da Matic e Imcal Móveis. 

A Movinter está organizada numa área de 4 mil m², totalmente climatizada, no Shopping Iguatemi. Participam fabricantes de dormitórios, colchões, cozinhas, salas de jantar e estar, estofados, móveis para escritórios, linha infantil e complementos. 

Os expositores são de estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Aberta apenas para o público do setor, a Movinter espera cerca de 4 mil pessoas durante os três dias de feira, em uma visitação qualificada de compradores de todo o país e de países da América do Sul. 

O evento vai contar ainda com atividades formativas. No dia 29 será realizado o Painel do Setor Moveleiro, que vai contar com palestras com temas como gestão disruptiva, conjuntura macroeconômica e jornada de compras de móveis. Também está prevista uma mesa redonda com nomes como Márcio Pauliki (vice-presidente do Grupo Mercado Móveis), Newton Guimarães (head da Fundação de Dados); Andrea Krause, consultora de marketing da Eucatex; Maic Caneira, presidente do Simm e Carlos Bessa, CEO da Plataforma Setor Moveleiro, que intermedeia a discussão. 

Região 

A feira é organizada pelo Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol (Simm), que tem a região Noroeste paulista como referência no setor moveleiro no país. O polo de Mirassol abrange 15 cidades da região, representando 54% das empresas e empregando aproximadamente sete mil trabalhadores. 

De acordo com Caineira, atualmente, as indústrias da região operam no mesmo patamar pré-pandemia. Ou seja, houve uma redução nas vendas, já que, durante o período inicial da pandemia, as vendas cresceram muito. “No primeiro trimestre deste ano as exportações registraram alta de 5,1% em relação a 2021”. 

Com forte produção em móveis em MDF e em série, as empresas da região atendem todo o Brasil e países da América do Sul, além de mercados como Estados Unidos, África e Oriente Médio. 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/riopretoeregiao/movinter-em-rio-preto-espera-atrair-r-30-milh-es-em-negocios-1.981609