01/06/17 14h14

Ministro defende participação de conglomerados estrangeiros no projeto do KC 390

Agência CT&I

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, participa nesta quarta-feira (31) do Fórum de Investimento Brasil 2017, em São Paulo (SP), que conta com mais de 260 empresários inscritos, dentre brasileiros e estrangeiros, incluindo investidores de mais de 40 países. No evento, o dirigente pretende explicar que o governo federal tem buscado estruturar a legislação de modo a permitir os investimentos de conglomerados estrangeiros em projetos de defesa brasileiros, como a aeronave KC 390.

Em audiências nesta terça-feira (30) com o CEO da empresa sueca SAAB, Hakan Buskhe, e o vice-presidente da companhia norte-americana Rockwell Collins, Alan Prowse, o ministro defendeu que grupos estrangeiros participem do projeto do KC 390. “A Embraer vem me convidando para voar no KC 390 e eu estou pensando em convidá-los para voarem comigo”, disse Jungmann.

Para o ministro, o incremento do cargueiro KC 390 será de suma importância. Na conversa com o executivo da SAAB, explicou que o Brasil desenvolveu uma parceria no caça Gripen e deseja que a empresa sueca também entre no programa do avião de carga. Jungmann informou também que busca outros parceiros na Colômbia e na Índia.

Nas conversas com investidores, o ministro explicou que no segmento de defesa tem se criado ambiente favorável para investimentos. Ele recordou que, ainda neste ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou uma linha de crédito destinada a financiar governos estrangeiros que desejam parcerias com programas brasileiros.

Numa outra frente, o ministro pretende abrir espaço para alavancar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Segundo Jungmann, o local oferece as melhores condições para a colocação em órbita de satélites de pequenos portes.