01/06/22 11h58

Meta lança programa para fomentar startups latino-americanas e está de olho no Brasil

Startupi

A Meta, ex-Facebook, está de olho na América Latina para atingir seu objetivo de conectar cada vez mais comunidades ao redor do mundo. Agora, a divisão de Experimentação de Novos Produtos (NPE, na sigla em inglês), lança o NPE Ignite. O programa fomentará negócios inovadores em toda a região, especialmente no Brasil, através de investimento de capital, mentorias, parcerias e conexões. A tese é que os próximos superprodutos e soluções tecnológicas para transformarem a internet sejam desenvolvidos longe dos EUA. E a Meta quer apoiar essas criações. 

Em entrevista ao Startupi, Rodrigo Schmidt, head de NPE da Meta, diz que o objetivo da área de novos produtos é inovar em soluções para problemas reais da sociedade. “Nós olhamos para comunidades e áreas da sociedade que são mal atendidas. Queremos trazer para perto da Meta inovações que possam ajudar a criar uma sociedade mais inclusiva e conectada”, afirma o executivo. 

Desde seu lançamento, em 2019, a área de Experimentação de Novos Produtos da Meta dedicou seus esforços para fomentar negócios em países africanos e asiáticos. Um exemplo é a startup Ami, de Cingapura, plataforma B2B que oferece tratamento de saúde psicológica por meio de plataformas como o WhatsApp. Na Nigéria, há um time focado em ferramentas e produtos para educação e, na Coreia do Sul, profissionais do NPE olhando para soluções que melhorem a qualidade de vida da população do país, que é a que mais envelhece no mundo. 

Na América Latina os investimentos já começaram a acontecer. Na última semana, o time de NPE anunciou investimento na OlaClick, startup peruana que permite que os restaurantes facilitem a venda online diretamente ao consumidor, fornecendo serviços de ponto de venda (POS) e gerenciamento de clientes (CRM), além de digitalização de menus. 

Assim como a startup asiática, uma das principais plataformas utilizadas pela OlaClick é o WhatsApp. Mas Rodrigo garante que as startups selecionadas para serem impulsionadas pela Meta não precisam, necessariamente, ter ligação com produtos e serviços da companhia. O objetivo, diz o executivo, é que elas tenham sinergia com a visão de futuro da Meta. “Nossa missão é empoderar comunidades e conectar pessoas. Não olhamos especificamente para uma área, mas para a missão da startup que está buscando nossa parceria. Nosso interesse é avançar o ecossistema de empreendedorismo coisas que não estaríamos fazendo necessariamente aqui dentro, diversificar as ideias”, afirma. 

Como o programa NPE Ignite é recém-lançado, a Meta ainda está descobrindo as melhores formas de apoiar essas iniciativas de inovação. O objetivo, entretanto, é que todas as startups apoiadas – seja por aporte, parcerias e conexões – estejam em fase early stage. Embora participe de rodadas de investimento, a Meta não as lidera. “Queremos ter uma conexão mais direta com as empresas, não apenas como investidores. Nosso objetivo é fazer com que essas iniciativas cresçam e impactem as pessoas, por isso queremos olhar de perto para cada uma delas”, diz Rodrigo, ao explicar o porquê de investirem com menor participação nas rodadas em que participam. 

A Meta não especifica os valores dos investimentos a serem realizados em startups ou a quantidade de empresas que pretende apoiar na América Latina, mas garante que, caso as ideias apresentadas tenham potencial de impacto, não há uma quantidade limite de empresas a entrarem para o projeto. Os empreendedores interessados em apresentar suas soluções para o NPE Ignite podem aplicar pelo site da iniciativa em parceria com a Plug and Play. 

fonte: https://startupi.com.br/2022/05/meta-lanca-programa-para-fomentar-startups-latino-americanas-e-esta-de-olho-no-brasil/