31/05/22 13h28

IPT e parceira vão desenvolver tecnologias inteligentes em veículos de cargas

IPESI

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Applus Idiada assinaram um memorando de entendimento que estabelece uma parceria inédita entre as duas instituições para o desenvolvimento e a disseminação no Brasil de tecnologias que tornem os veículos, em especial os de carga, cada vez mais inteligentes. Os objetivos são aumentar a segurança e a economia de combustível, melhorando as condições de conforto e de trabalho dos motoristas por meio do aumento da fluidez e da racionalização do uso das vias de tráfego, em projetos de pesquisa que estarão abertos a entradas de novos parceiros. 

Uma das tecnologias que devem ser estudadas é o truck platooning, que consiste no estabelecimento inteligente de comboios de caminhões nas rodovias – em outras palavras, o platooning é a ligação de dois ou mais caminhões em comboio, utilizando tecnologia de conectividade e sistemas automatizados de apoio à condução. 

Os veículos mantêm automaticamente uma distância definida e próxima entre si quando estão ‘conectados’ para certas partes de uma viagem, por exemplo em autoestradas. 

Entre as muitas vantagens oferecidas pelo transporte em comboios, é possível destacar a redução do arrasto aerodinâmico, aumentando a economia de combustível e reduzindo emissão de gases poluentes, e o incremento da segurança por meio do uso de tecnologias assistivas que substituem o motorista em determinadas manobras ou ampliam suas habilidades. 

As tecnologias atuais já permitem que o caminhão controle a sua distância do veículo da frente automaticamente, mantendo-a constante e reduzida quando comparada ao controle humano. “Isso diminui a carga de trabalho dos motoristas, que passam a controlar apenas o alinhamento dos veículos, aumentado a segurança e o conforto”, explica Douglas Bellomo Cavalcante, gerente técnico da Seção de Engenharia de Software e Transportes Inteligentes do IPT, lembrando que a participação do Instituto nos projetos envolve tanto a aplicação de capacitações já consolidadas quanto o desenvolvimento de novas. 

No futuro, continua ele, os caminhões autônomos terão a capacidade de controlar tanto a distância quanto o alinhamento, tornando a operação ainda mais eficiente. A base para os estudos realizados no âmbito da parceria são projetos do mesmo tema como o ‘Ensemble’, da Comunidade Europeia (do qual a Idiada já participa), e o ‘Truck Platooning Early Deployment Assessment’, do US Department of Transportation. 

Outra área de atuação bastante promissora é a adaptação e a criação de novas tecnologias para aplicação em veículos semiautônomos e autônomos em ambientes privados, como agricultura e mineração. Esses ambientes possuem alta demanda para transporte de carga e, como são privados, não estão sujeitos à legislação de trânsito em sua amplitude, sendo ideais para o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias. 

Uma das inovações que está nos planos das duas instituições é a adaptação para essa realidade do IDAPT (Idiada Adas Platform Tool), uma ferramenta multipropósito desenvolvida pela Applus Idiada que permite a rápida prototipação de novas tecnologias aplicadas a veículos autônomos e conectados. “Neste caso específico, o IPT deve atuar no desenvolvimento de novos algoritmos de otimização de rotas, além de estudar as melhores técnicas para uso de redes de comunicação sem fio nesses ambientes, que são parques abertos sujeitos a mudanças constantes”, completa Cavalcante. 

fonte: https://ipesi.com.br/ipt-e-parceira-vao-desenvolver-tecnologias-inteligentes-em-veiculos-de-cargas/