22/05/23 15h38

InvestSP apresenta projetos de desestatização e transição energética do Governo de SP a lideranças do Reino Unido

Agência recebeu comitiva britânica para debater temas como hidrogênio verde e o PPI-SP, que deve injetar R$ 180 bilhões em capital privado no Estado

InvestSP

A InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado, recebeu lideranças políticas do Reino Unido para apresentar oportunidades de negócio em São Paulo em vários setores. Um dos temas debatidos e sobre o qual os britânicos demonstraram interesse foi o Programa de Parcerias e Investimentos de São Paulo (PPI-SP), criado pelo Governo de São Paulo e que deve injetar até R$ 180 bilhões em investimentos privados no Estado. Ele é composto por uma série de projetos de infraestrutura, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões, como o túnel Santos-Guarujá e um trem entre as cidades de São Paulo e Campinas.

Realizado na capital paulista, o encontro contou com a presença do Secretário Permanente de Negócios e Comércio do Reino Unido, Gareth Davies, que também é conselheiro da secretária de Estado dos Negócios e Comércio, Kemi Badenoch. A expectativa é de uma cooperação entre São Paulo e o Reino Unido para a criação de oportunidades para empresas paulistas no mercado europeu - inclusive com apoio do escritório da InvestSP na Europa - e a atração de investimento estrangeiro para o Estado.

Outro tema de destaque da reunião foi a questão da transição energética, uma das pautas prioritárias da InvestSP, que segue as trilhas de desenvolvimento definidas pelas Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Os britânicos deixaram em aberto a possibilidade de parcerias, inclusive relacionadas ao hidrogênio verde, área na qual São Paulo, maior produtor de etanol de cana de açúcar do mundo, tem potencial para se tornar uma liderança global.

“São áreas nas quais o Reino Unido, dono de uma das principais economias da Europa, pode ser um grande parceiro, seja com a participação de empresas britânicas no programa de privatizações do Governo de São Paulo, seja no suporte ao desenvolvimento de uma cadeia de hidrogênio à base de etanol”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes Junior.

Nas últimas semanas, a InvestSP firmou parcerias com Fiesp, InovaUSP e GWM Brasil para o desenvolvimento de ações que possam, junto com o setor produtivo e a academia, apoiar as ações do Governo de São Paulo em busca de uma matriz energética mais verde e sustentável. Os acordos preveem, por exemplo, estudos para a criação de uma rota de hidrogênio para veículos de carga e iniciativas para atrair investimentos em projetos de energia limpa.