01/03/24 12h22

InvestSP apoia leilão do Trem Intercidades São Paulo Campinas - TIC

InvestSP

O leilão internacional de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte, que vai ligar a cidade de São Paulo a Campinas, foi realizado nessa quinta-feira (29/02), na sede da B3 em São Paulo.

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Parcerias em Investimentos (SPI) Rafael Benini estavam presentes na B3, quando o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos foi declarado vencedor do certame ficando responsável pela operação, manutenção, modernização e exploração das receitas geradas por 30 anos nesse trecho. O investimento estimado é de R$ 14,2 bilhões, em valor atualizado pelo IPCA em 2024.

A Invest São Paulo (InvestSP), agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, fez parte da fase preparatória do projeto. Em conjunto com a SPI, a InvestSP realizou rodadas de sondagem de mercado para esclarecer dúvidas e ouvir contribuições dos investidores, operadores, financiadores e demais interessados.

“Este projeto é emblemático porque é o primeiro, é inovador, é vanguarda. É o primeiro trem de média velocidade do Brasil e vem logo com três serviços: a Linha 7-Rubi, o Trem Intermetropolitano na região de Campinas e Jundiaí e o trem expresso de Campinas a São Paulo. Imagine como a vida das pessoas vai mudar. É um projeto muito relevante em termos de mobilidade e abre um ciclo de novos investimentos em infraestrutura ferroviária e transporte de passageiros”, afirmou Tarcísio.

Rui Gomes, presidente da InvestSP, destacou que “este projeto contou com o apoio do BID na fase de estruturação, selo de qualidade percebido pelos investidores, e também com um financiamento do BNDES de R$ 6,4 bilhões para a realização dos aportes públicos no TIC Eixo Norte, mesmo antes do leilão, reduzindo ainda mais as incertezas para os investidores. A construção de um projeto dessa magnitude depende de amplo diálogo com a iniciativa privada, bancos de fomento e demais stakeholders. O sucesso no leilão nos mostra que estamos no caminho certo”.