31/03/16 14h13

Investe SP capacita prefeituras para atração de investimentos

Evento reuniu 180 gestores e técnicos municipais para atualizar informações e potencialidades das cidades paulistas de interesse dos investidores

Investe São Paulo

Representantes das prefeituras de cerca de 80 municípios paulistas participaram na tarde de ontem, 30 de abril, de uma extensa programação de palestras e treinamentos da Investe São Paulo para a atração de investimentos privados. A primeira edição do Encontro Investe São Paulo e municípios paulistas para competitividade reuniu cerca de 180 gestores e técnicos municipais para apresentar as ferramentas de apoio e as novas atribuições da agência de promoção de investimentos e exportações do Governo do Estado de São Paulo.

Sérgio Costa, diretor de Desenvolvimento de Negócios, Relações Institucionais e Promoção de Exportações da Investe SP, abriu o evento reforçando para as prefeituras a missão e o comprometimento da Agência com o desenvolvimento do Estado por meio da atração de investimentos e, mais recentemente, com a nova atribuição de incentivar as exportações paulistas.

“A Investe São Paulo trabalha para reduzir a burocracia no ambiente de negócios do Estado. Contem conosco para trabalhar como se fôssemos a extensão de suas equipes na atração de investimentos e incentivo às exportações, fazendo com que o investidor se sinta bem amparado e recebido no seu município. Usem nossa expertise em favor do seu município”, afirmou Costa.

Durante o encontro, foram apresentadas as funcionalidades e a importância da Área das Prefeituras, ferramenta de interação entre Investe São Paulo e municípios que passou recentemente por reformulações de layout e de plataforma de hospedagem para melhor atender os gestores municipais. Por meio desse portal, as prefeituras podem cadastrar terrenos e galpões disponíveis, disponibilizar diversos materiais do município de interesse dos investidores, tais como plano diretor, legislação ambiental e legislação tributária, além de solicitar atendimento da Agência e mapear investimentos e empresas instaladas nas cidades.

A programação contou ainda com apresentações de técnicos da Investe São Paulo que trataram do relacionamento institucional e da cooperação entre municípios e Agência, da assessoria ambiental e de infraestrutura oferecida aos investidores e como as prefeituras podem ajudar nessas tratativas e ainda de como ocorrem os anúncios de investimento para a imprensa e demais públicos de interesse da empresa e das gestões municipais.

Ao final do evento, Alexandre Petry, que é coordenador de investimentos da Gerência Executiva de Investimentos da Apex-Brasil, palestrou sobre a atração de investimentos e a promoção de exportações como motor do desenvolvimento econômico e social. Ele apontou os benefícios gerados pelo investimento externo direto no País, estados e municípios, tais como a geração de empregos e a transferência de tecnologia aplicada a produtos, processos e gestão, e elogiou a atuação da Investe São Paulo nesse setor:

“A Investe São Paulo tem uma atuação única no País em atração de investimentos. As prefeituras devem aproveitar essa grande expertise para o desenvolvimento econômico dos municípios”, comentou Petry.

O presidente da Investe São Paulo comemorou o sucesso do evento: “O evento mostrou a interação das prefeituras do Estado de São Paulo com a Investe SP. A repercussão foi muito positiva e já traz resultados que vão representar mais investimentos e empregos para São Paulo”, ressaltou Juan Quirós, lembrando também que essa é a orientação do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França.