24/11/16 15h27

Internacionalização de startups e PI são base de acordo firmado entre Brasil e França

Agência CT&I

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, firmou acordos com o governo da França para renovar o Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) entre os Institutos Nacionais de Propriedade Industrial e promover a internacionalização de startups. As parceriais foram formalizadas durante 4ª edição do Fórum Econômico Brasil-França, iniciado promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Mouvement des enterprises de France (MEDEF).

"O acordo firmado com a Business France [agência governamental de promoção às exportações francesas e atração de investimentos] fará com que as startups do Brasil e da França aproveitem melhor o ecossistema de inovação de cada país", avaliou. Durante o evento, a cidade de São Paulo foi reconhecida como o primeiro French Tech Hub da América Latina pela Business France.

O selo funciona como um indicador de centros urbanos nos quais as startups francesas devem priorizar oportunidades de crescimento. A França é o terceiro maior país no mundo em número de empresas inovadoras e somente dez cidades no mundo são consideradas "tech hubs".

Outro instrumento assinado durante o evento foi a renovação do MoU entre os institutos nacionais de Propriedade Industrial do Brasil e da França. Com validade de cinco anos, o acordo ampliará a cooperação entre os escritórios por meio de treinamentos e trocas de experiências sobre melhores práticas de trabalho. O documento prevê ainda a realização de atividades conjuntas nas áreas de gestão de qualidade, de serviços voltados à pequenas e médias empresas.

Representando o governo francês, o ministro da Economia e Finanças da França, Michel Sapin, declarou que a França considera o Brasil um parceiro político, econômico, financeiro e comercial dos mais importantes. "As nossas empresas estão muito interessadas nos projetos de investimentos no Brasil", afirmou.

A corrente de comércio atual é de aproximadamente US$ 7 bilhões e a França é hoje o 12º parceiro comercial do Brasil, com participação de quase 9% do comércio brasileiro.

Por outro lado, o Brasil ocupa o 26º lugar entre os fornecedores de produtos para a França.

Os dois ministros também tiveram um encontro bilateral em que demonstraram interesse comum na conclusão do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia até 2018. O avanço nas negociações ocorre no momento em que o Brasil se movimenta no sentido de promover maior integração às cadeias globais de valor.