05/04/17 14h22

Intermodal começa nesta terça-feira (04) para debater logística e inovações

Mais de 45 mil visitantes são esperados nos três dias da feira, que reúne 600 expositores

A Tribuna

Multimodalidade no transporte de cargas, redução de custos na cadeia de distribuição de mercadorias, inovações tecnológicas e segurança logística estão entre os temas que serão discutidos na 23ª edição da Intermodal South America, que começa hoje em São Paulo. Considerada a principal feira de comércio exterior e movimentação de cargas da América do Sul, ela reúne 600 expositores de 26 países. São esperados mais de 45 mil visitantes nos três dias do evento.

O objetivo desta edição é discutir soluções para os gargalos logísticos no País. “Todos sabemos que os últimos anos foram extremamente desafiadores e apresentaram grandes dificuldades para o ambiente de negócios no cenário macroeconô-mico nacional. Estamos cientes que o nosso processo de recuperação está prestes a começar”, afirma o gerente da feira, Renan Joel.

Entre os assuntos a serem tratados pelo evento, segundo Joel, está justamente a estratégia a ser explorada pelo setor de transportes para retomar o crescimento em meio às novas possibilidades de negócios e à realidade nacional. “Sabemos que o Brasil preserva seu grande potencial de desenvolvimento e que os grandes players do comércio internacional reconhecem esse potencial”, afirmou.

Na programação, além das ações dos expositores, o gerente da feira destaca as conferências como um ambiente propício para desenvolver as premissas da edição deste ano. Os encontros iniciam sempre às 8h20, terminam ao final da manhã e reúnem interlocutores do setor para propor e discutir ações, soluções e estratégias.

Conferências

Nesta terça-feira (04) , a organização da feira realizará o encontro Soluções e Investimentos para conter Gargalos Logísticos, sobre os desafios para atrair e impulsionar os projetos em infraestrutura e logística do setor privado. Haverá espaço para falar sobre o novo Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do Governo Federal.

O debate terá a participação do secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Marcello Estevão; do subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, do Ministério da Fazenda, Ronaldo Lázaro Medina; e do coordenador-geral de Normas e Facilitação de Comércio do Departamento de Competitividade da Secretaria de Comércio Exterior, Leonardo Lahud.

Já na quarta-feira (05), o destaque é para o seminário Multimodalidade e Diminuição de Custos Logísticos, que tem o objetivo de destacar possíveis soluções para tornar a utilização integrada dos modais de transporte mais competitiva. O debate também deve apresentar as medidas que o Governo está tomando para reduzir o custo logístico nas atividades econômicas do País.

O secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), Herbert Drummond; o diretor de Planejamento de Transportes da pasta, Eimar Bottega Ebeling; e o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, estão confirmados.

Na quinta-feira (06) , a conferência Tendências Tecnológicas da Logística debaterá a Indústria 4.0, abordando o processo de integração da internet com as empresas, principalmente a automação do mercado. O debate também discutirá as estratégias de inovação das companhias em meio à competição.

O painel terá como debatedores o vice presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho; o diretor industrial da L’Oreal Brasil, Antônio Grandini; a gerente de logística da Ajinomoto, Maristella Andrade; o gerente de processos logísticos da Natura, Pérsio Pastana; e o diretor de logística da Pirelli na América Latina, Rodolfo Giotto.

Abertura

A solenidade de aberta da Intermodal South America aconteceu nesta terça-feira (04), as 11h30, ela contou com as presenças do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella; do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Adalberto Tokarski; do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos; e do secretário de Logística e Transportes de São Paulo, Alberto José Macedo Filho.

A programação ao longo dos três dias reúne também uma conferência dos Portos de Língua Portuguesa, promovida pela Associação dos Portos da Língua Portuguesa (APLOP), em parceria com o Porto de São Sebastião. O objetivo é discutir o desenvolvimento do comércio entre esses complexos.

A Intermodal é considerada uma das feiras mais importantes para o setor. O evento acontece no Transamerica Expo Center (Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro), sempre das 13 às 21 horas - as conferências a partir das 8h20, todos os dias. Ingressos podem ser adquiridos no local.