18/10/16 15h08

InovAtiva Brasil divulga as 125 finalistas do segundo ciclo de aceleração

Na nova fase, as startups terão mais sete semanas de mentoria e capacitação on line

Sebrae

O InovAtiva Brasil anunciou nessa segunda-feira (17) a lista das 125 startups selecionadas para a segunda etapa do Ciclo de aceleração 2016.2. Nessa fase, as finalistas receberão mais sete semanas de mentoria e capacitação on line, fechando com dois dias de treinamento intensivo antes do Demoday InovAtiva, em que apresentarão seus negócios na maior banca de startups do país, em dezembro.

O Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, destacou que este ano foi um divisor de águas para o programa pois, pela primeira vez, foram realizados dois ciclos de aceleração, dobrando a capacidade de empresas aceleradas. “O nosso desafio sempre foi realizar um programa em larga escala sem perder a qualidade das startups selecionadas. Isso garante o sucesso delas durante a conexão com os investidores e grandes empresas, que acontece nesta etapa final”, afirma.

Como ocorre desde 2014, o Demoday InovAtiva será realizado junto com a Conferência Nacional da Anjos do Brasil, no dia 5 de dezembro. Nos dias 3 e 4 do mesmo mês, sábado e domingo, o InovAtiva finaliza a preparação das startups com mentorias individuais, treinamentos temáticos e simulação do pitch no Bootcamp final, que ocorrerá no Sebrae em São Paulo. Co-realizador do programa desde o início de 2016, o Sebrae tem consultores que atuam como mentores, orientando esses novos empreendedores a estabelecerem seus negócios.  O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destaca que os pequenos negócios possuem capacidade maior de inovar. “Não podemos esquecer que a criatividade está no pequeno negócio, pois o grande compra pronto.”

A região Sudeste teve o maior número de selecionadas (52), seguida das regiões Sul (43), Nordeste (14),Centro-Oeste (12) e Norte (4). Dezessete estados estão representados na lista, com destaque para São Paulo (28 empresas), Santa Catarina (18), Minas Gerais (15), Rio Grande do Sul (13) e Paraná (12). A abrangência multissetorial das startups do InovAtiva foi novamente o destaque, com empresas de 17 segmentos distintos, com destaque para Tecnologia da Informação e Comunicação (45 startups selecionadas), Serviços (16), Agronegócio (10), Saúde (10), Educação (7), além de diversas áreas da indústria como Energia, Química, Automotivo, Bens de capital e Construção Civil.

Na avaliação de Leandro Carioni, diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, a nova etapa da aceleração é a grande chance para as startups alcançarem investimentos, o que vai ajudá-las a conquistar o mercado. “Quase todas as startups já têm protótipo ou produto para oferecer ao público, mas apenas 30% declararam ter recebido algum investimento anteriormente”, ressalta. Outro destaque é que as startups finalistas desse ciclo também estão mais focadas em negócios com outras empresas, já que 70% atuam em B2B (Business to Business).

Entre os selecionados está o Sistema Olho do Dono, que utiliza câmeras 3D para realizar a pesagem do gado nos pastos. Para o sócio-fundador da startup, Pedro Henrique Mannato Coutinho, as mentorias individuais e o Demoday vão abrir muitas portas para o projeto. “Vai ser uma oportunidade única de debater estratégias com mentores de alto nível e apresentar o sistema para investidores de um patamar que, até então, não tínhamos alcançado”, comenta. A solução desenvolvida pela startup otimiza tempo e recursos no processo de pesagem do boi e ainda auxilia o produtor na tomada de decisões, como alimentação e momento de venda. “Hoje, isso é feito de maneira demorada e por amostragem. Além disso, exige muita mão de obra e causa grande stress no animal, que pode chegar a perder peso. Nossa proposta é utilizar tecnologia de ponta para obter dados mais fiéis, de maneira mais rápida e eficiente”, completa.

A lista completa das finalistas está disponível no link: http://www.inovativabrasil.com.br/lista-de-empresas-aprovadas-etapa-2-ciclo-2016-2/.