12/05/17 13h57

Iniciativa privada espera segurança jurídica com novo licenciamento

Folha de S.Paulo

Empresas de setores que precisam de licenciamento ambiental esperam que novas regras dos ritos para obter autorização tragam mais segurança aos investimentos. O processo inteiro deverá passar a ser previsto em lei federal —hoje, ele é determinado por portarias do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

A pluralidade de regras municipais, estaduais e federais faz com que órgãos públicos receiem assinar a aprovação de obras, diz José Martins, da Cbic (câmara da indústria da construção). "Certamente a lei vai reduzir o prazo, mas o mais importante é a segurança jurídica. Qualquer licenciamento no Brasil pode ser questionado porque há áreas cinzas entre regulamentações."

A entidade responsável por conceder o licenciamento é o Ibama, mas ele recebe pareceres de outros órgãos, como o Iphan, para decidir. O problema, diz um executivo do setor de infraestrutura, é que esses órgãos fazem pedidos esdrúxulos passíveis de questionamentos legais. Se houver um protocolo regido por lei, o comportamento vai flutuar menos, diz. A ABCR (associação de concessionárias de rodovias) considera que "medidas que venham a flexibilizar as atuais regras são bem -vindas".