30/09/16 15h21

Huawei e Steelcons assinam acordo para projeto em energia solar no Brasil

Investimentos e Notícias

Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a Steelcons para o projeto 90MW, focado no desenvolvimento e crescimento de energia solar no Brasil. Esta colaboração terá sua construção iniciada no primeiro trimestre de 2017 e tem por preferência usar toda a solução Huawei FusionSolar 3.0 Smart PV, incluindo o mais recente inversor fotovoltaico inteligente SUN2000-50KTL, o coletor inteligente de conjuntos de dados fotovoltaicos SmartLogger, o módulo anti-PID e o sistema de controle PLC. A Steelcons e Huawei também tiveram uma profunda discussão sobre a perspectiva de desenvolvimento de energias renováveis e de O&M inteligente para sistemas fotovoltaicos.

A Steelcons Energia pertence a Sandylon Investmentos, uma empresa de propriedade familiar que opera no Brasil desde 1972. A empresa tem sede em São Paulo e foi vencedora de três usinas solares no leilão de novembro de 2015, cada uma com 30 MW de capacidade. As plantas devem ser conectadas ao sistema elétrico até o final de 2018.

No Brasil, a demanda por energia cresce muito rápido todos os anos. Ao mesmo tempo em que o País possui ótimas condições de radiação solar, apenas 0,01% de todo o consumo nacional de energia é proveniente desse tipo de energia. Com esse mercado pouco desenvolvido, o País se torna uma grande oportunidade de novos negócios para a Huawei e a Steelcons.

Devido ao clima quente e úmido no Brasil, as usinas solares tradicionais possuem algumas limitações, como dificuldades na instalação e manutenção, falhas frequentes em consumíveis que causam perda de produção e rendimento e disponibilidade reduzida. A Solução Huawei Smart PV é capaz de evitar esses problemas: o inversor fotovoltaico da Huawei tem grau de proteção IP65 e suporta sol e chuva constantes, garantindo uma vida útil de 25 anos. Além disso, o design com resfriamento natural sem fusíveis e ventiladores elimina a possibilidade de falhas frequentes.

A tecnologia de comunicação da linha de força (PLC, na sigla em inglês) substitui os cabos de comunicação RS485 a fim de reduzir a duração e as despesas de roteamento de cabos, bem como a perda da linha de transmissão de sinal, e melhora a eficiência da transmissão de dados. O monitoramento dos cabos permite que o cliente localize rapidamente os módulos PV com baixo rendimento energético, o que garante um melhor rendimento energético e eficiência da manutenção.

“A Huawei, líder global no fornecimento de tecnologias de informação e comunicação, está empenhada em criar produtos que beneficiam o cliente. Combinando tecnologias de informação digital, de Internet e de geração de PV, a Huawei fornece solução e inversores FusionSolar com ampla aplicação na Europa, África e Ásia-Pacífico”, explica Yang Tan, Gerente Geral da área de PV Business da Huawei na América Latina.

A Steelcons considerou a forma como a Huawei trata os clientes como o elemento central para a escolha do fornecedor. “Já que este é o nosso primeiro projeto de usina solar, gostaríamos de trabalhar com uma marca confiável e conhecida. É por este motivo que escolhemos a Huawei como fornecedor preferencial. Acreditamos que haverá um desenvolvimento benéfico para ambas as partes em nossa futura cooperação”, disse Rodolfo Toni, CEO da Steelcons.

A remessa de inversores da Huawei alcançou a primeira posição no mundo em 2015, de acordo com o mais recente relatório da GTM e IHS. A solução Huawei Smart PV tem sido adotada por diversos clientes no mundo devido ao maior rendimento e à O&M inteligente, segura e confiável.