24/02/22 13h46

Governo de SP inicia obras do People Mover do Aeroporto de Guarulhos

Trens estão previstos para ser entregues em 2024 e transportam 50 mil por dia

Automotive Business

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB-SP) anunciou na terça-feira, 22, em entrevista coletiva o início das obras de construção do People Mover, modal de transporte que levará os passageiros da estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM até o Aeroporto de Cumbica. As obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2024. 

Serão quatro estações no trajeto percorrido pelo modal: Aeroporto-Guarulhos (Linha 13 - Jade), Terminal 1, Terminal 2 e Terminal 3. Cada trem fará o percurso total em seis minutos e carregará até 200 pessoas. A previsão é transportar 50 mil passageiros por dia. 

O transporte será gratuito e funcionará 24 horas por dia, segundo Doria. Os veículos terão ar-condicionado, wi-fi, som ambiente, espaço para bagagem e painéis de informação conectados ao aeroporto.     

O People Mover é um modal de transporte sobre trilhos com propulsão pneumática. A tecnologia é 100% brasileira e foi inventada pelo empresário Oskar Coester. Nele, um sistema pneumático movimenta uma vela que leva os vagões, os quais se deslocam por rodas sobre trilhos de aço. O trem anda em via elevada, sem motorista, como um monotrilho. O governo estadual assinou o contrato pelo modal em setembro. 

Quem vai desembolsar os R$ 271,7 milhões de custo da obra será a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto. Mas o Governo do Estado irá entrar com incentivos fiscais como a isenção total de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para a obra. 

Além de anunciar o início das obras do People Mover, o secretário dos Transportes Metropolitanos Paulo Galli disse que há estudos em andamento para expandir a Linha 13 - Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda, o que no futuro permitirá uma ligação com o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, por meio do Expresso Aeroporto e do Trem Intercidades que partirá da Barra-Funda. 

fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/governo-de-sp-inicia-obras-do-people-mover-do-aeroporto-de-guarulhos/