04/04/22 12h05

Governo de SP cria programa para fomentar laboratórios de tecnologias para as cidades

Objetivo é estimular o conceito de sandboxes, com empresas e poder público focados em experimentação de novas soluções

Automotive Business

O Governo de São Paulo assinou na quarta-feira, 30, o decreto que institui o Programa Sandbox Regulatório do Estado de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa para regulamentar e fomentar “ambientes regulatórios experimentais” em municípios paulistas. 

O governo também usa o termo “Sandbox de Cidade Inteligente” para descrever o programa. Trata-se de “um programa instituído em âmbito estadual para que poder público e empresas de base tecnológica, startups e ecossistema de inovação em geral possam estar sincronizados com as técnicas, tecnologias e modelos de negócio inovadores. (...) O objetivo é facilitar o procedimento de implantação, com condições especiais simplificadas, na forma do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador”. 

Um sandbox é, essencialmente, um perímetro físico dentro de uma cidade no qual empresas e/ou poder público são autorizados a testar tecnologias que ainda não estão completamente prontas ou regulamentadas para que elas possam ser aprimoradas. Com esses testes, é possível aferir o funcionamento das tecnologias no mundo real e verificar se há gargalos. 

Sandboxes crescem no Brasil

O Brasil está ganhando sandboxes desde 2018, muitos por iniciativa da ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial). São Paulo ganhou o seu primeiro em outubro do ano passado na cidade de São José dos Campos, mais especificamente no Parque Tecnológico da cidade, que já sediava os principais testes do sistema 5G no Brasil. 

São Paulo será o primeiro estado brasileiro a criar oficialmente um programa para sandboxes. A Secretaria de Desenvolvimento Regional atuará como fomentadora e integradora de sandboxes dos municípios paulistas, de modo a permitir a organização, a sistematização e o compartilhamento dos resultados das experimentações. 

Também estarão na lista de tarefas da Secretaria a padronização de processos e procedimentos entre sandboxes, a organização de circuitos regionais de experimentação, a difusão de boas práticas e a promoção e divulgação dos sandboxes no portal do Programa Sandbox Regulatório do Estado de São Paulo. 

“Com certeza, o Governo do Estado tem muito a contribuir para o fortalecimento dos ecossistemas locais de inovação e para a boa condução de projetos de Cidades Inteligentes em São Paulo”, afirma Marcelo Nunes, diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos. “Nesse sentido, um programa estadual de sandbox regulatório, focado em cidades inteligentes, tende a alavancar todos os ambientes experimentais ao proporcionar a criação dos chamados ‘circuitos regionais de experimentação’, que são uma espécie de rodízio de startups e soluções em diferentes cidades, com características distintas”, pondera ele.  

fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/governo-de-sp-cria-programa-estadual-de-fomento-a-sandboxes/